Turismo de Experiências

Design e Curadoria de Experiências

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7 ECTS; 1º Ano, Anual, 56,0 TP , Cód. 30882.

Docente(s)
- João Pedro Tomaz Simões (1)(2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos

Objetivos
A unidade forma para conceber, curar e avaliar experiências turísticas que articulam espaço, narrativa e interação visitante-destino. Combina estudos de caso in situ, co-criação com comunidades e prototipagem com utilizadores, incorporando princípios de sustentabilidade, acessibilidade e ética. Os estudantes aprendem a mapear recursos e stakeholders, desenhar percursos e mensagens, definir regras de uso responsável e medir qualidade com instrumentos leves de recolha e leitura de dados (guiões de observação, feedback, indicadores simples). Pretende-se uma prática reflexiva e informada, capaz de gerar propostas diferenciadoras, viáveis e com benefícios claros para os territórios e os públicos.

Programa
1. Fundamentos do Design de Experiências
1.1 Conceitos-chave no turismo contemporâneo; coerência território-produto
1.2 Comportamento experiencial e momentos de serviço
2.Curadoria e Personalização
2.1 Segmentação por motivações; co-criação com comunidades
2.2 Desenho de serviços e mapas de jornada
3. Narrativa, Imersão e Sensorialidade
3.1 Storytelling aplicado; evidências e mensagens por paragem
3.2 Dispositivos sensoriais, tempos e ritmos de visita
4. Sustentabilidade, Ética e Acessibilidade
4.1 Capacidade de carga; regras de uso responsável; consentimento e imagem
4.2 Inclusão comunicacional e física; benefícios locais e autenticidade
5. Avaliação e Melhoria
5.1 Guiões de observação, inquéritos curtos e entrevistas breves
5.2 Indicadores simples de qualidade e leitura de dados para decisão
6. Estudos de Caso in situ e Prototipagem
6.1 Trabalho de campo aos sábados (8 h); teste com utilizadores
6.2 Iteração do protótipo e devolução às comunidades

Metodologia de avaliação
A avaliação combina uma componente contínua e uma avaliação final, refletindo a abordagem integrada da unidade curricular. A avaliação contínua inclui a participação nas aulas, contributos em debates e a entrega de trabalhos de pesquisa ou ensaios críticos. A avaliação final poderá assumir a forma de um projeto prático aplicado ou de um trabalho de investigação. Os critérios de avaliação centram-se no domínio conceptual, na capacidade de análise crítica, na aplicação prática dos conhecimentos e no desenvolvimento de soluções inovadoras no âmbito do design e curadoria de experiências turísticas.

Bibliografia

Método de Ensino
Aulas-atelier; estudos de caso in situ; seminários com profissionais; prototipagem e testes com utilizadores; tutoria para preparação e devolução. Ensino centrado na aplicação e na decisão informada.

Software utilizado nas aulas
SPSS; AMOS; JAMOVI, JASP; Mendeley; Microsoft Power BI

 

 

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Garantir o acesso à educação inclusiva, de qualidade e equitativa, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos

 


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