Publicação em Diário da República: Despacho n.º 4406/2017 - 22/05/2017
5 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 30,0 TP , Cód. 92956.
Docente(s)
- Maria de Fátima Rodrigues Pedro (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não aplicável
Objetivos
1. Compreender a importância do planeamento e da inovação nos mercados fortemente competitivos.
2. Compreender e desenvolver estratégias de marketing que agreguem valor à oferta em mercados competitivos.
3. Compreender a gestão do marketing mix com um enfoque no papel crítico das marcas como instrumento maior de agregação de valor à oferta em mercados fortemente competitivos.
4. Os alunos deverão saber relacionar enquadramentos conceptuais do Marketing a situações organizacionais reais.
5. Compreender o processo de gestão da marca e do seu impacto na agregação de valor a produtos, serviços e organizações, como forma de atracção e fidelização de consumidores.
Programa
I - Princípios de criação de valor
1-Marketing e valor para o accionista
2-Mercado e valor
3-Inovação
II Desenvolvimento de estratégias de valor
1-Avaliação do posicionamento estratégico
2-Valor baseado em estratégias de marketing
III Gestão de marketing-mix
1-Gestão de produto e Criação de marcas
2-Preço e valor
3-Comunicações baseadas em valor
4-Segmentação
5-Marketing baseado em valor na era digital
Metodologia de avaliação
Avaliação contínua: constituída prova escrita individual, ponderação de 50%, nota mínima de oito valores, e por trabalho de grupo com apresentação e discussão, ponderação de 50%, nota mínima de dez valores.
Avaliação por exame: Prova individual 100%.
Bibliografia
- Doyle, P. (2008). Value-Based Marketing: Marketing Strategies for Corporate Growth and Shareholder Value. UK: Wiley and Sons
- Lendrevie, J. e Rodrigues, J. e Lévy, J. e Dionísio, P. (2018). Mercator 25 anos - O Marketing na Era Digital. Lisboa, Portugal: Dom Quixote
- Pinto e Castro, J. (2007). Comunicação de Marketing. Lisboa: Sílabo
- Trott, P. (2017). Innovation Management and New Product Development. UK: Pearson
Método de Ensino
Método expositivo com apresentação de casos práticos para a discussão e consolidação dos temas apresentados nas aulas. Interpretação e resumo de artigos científicos.
Software utilizado nas aulas
Não aplicável
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: Ata da Reunião do CTC nº228 de 09/10/2024
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)