6 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 28,0 T + 28,0 PL + 5,0 OT + 2,0 O , Cód. 30199.
Docente(s)
- Gabriel Pereira Pires (1)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não aplicável.
Objetivos
O principal objetivo deste curso é fornecer aos alunos os conceitos e as técnicas fundamentais do processamento e análise digital de sinais (PDS).
No final, os estudantes devem ser capazes de simular, projetar e implementar sistemas PDS, nomeadamente filtros digitais, representar e analisar sinais no domínio da frequência, fazer estimação espectral e caracterização estatística.
Programa
1- Introdução
2- Sinais e sistemas discretos
3- Conversão A/D e D/A
4- Descrição estatística de sinais discretos
5- Transformada discreta de Fourier e métodos de estimação espectral
6- Projeto, análise e implementação de filtros digitais FIR e IIR
7- Implementação de filtros em linguagem C em microprocessadores/microcontroladores.
Metodologia de avaliação
Realização de uma prova escrita (peso de 50%)
Componente prática: trabalhos de casa (peso de 10%) + projetos laboratoriais (peso de 40%)
A aprovação na disciplina requer um mínimo de 40% na prova escrita e um mínimo de 50% na componente prática. Os trabalhos de casa e os projetos laboratoriais têm prazos de entrega que vão sendo definidos ao longo do ano.
Estes critérios e métodos de avaliação aplicam-se a todas as épocas de avaliação.
Bibliografia
- Lathi, B. (2000). Signal Processing and Linear Systems. USA: Oxford University Press
- Smith, S. The Scientist & Engineer's Guide to Digital Signal Processing. USA: California: Technical Publishing - online
- Zaidi, A. (2007). Advanced Digital Signal Processing. DEE- University of Notre Dame: -
Método de Ensino
Aulas expositivas;
Aulas de resolução de problemas;
Aulas práticas laboratoriais.
Software utilizado nas aulas
- MATLAB + SIMULINK (http://www.mathworks.com/products/matlab/)
- Ambiente de desenvolvimento de programação em C
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 04 de setembro de 2020
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)