Publicação em Diário da República: Despacho n.º 8500/2020 - 03/09/2020
6 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 28,0 T + 28,0 TP + 5,0 OT + 2,0 O , Cód. 37781.
Docente(s)
- Francisco José Alexandre Nunes (2)
- Raul Manuel Domingos Monteiro (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não aplicável.
Objetivos
Proporcionar aos alunos uma base sólida sobre os circuitos, o seu controlo, e os vários componentes utilizados em Eletrónica de Potência; capacidade de intervir na concepção, projeto e montagem, através da simulação, construção e estudo de um conversor eletrónico de potência com controlo.
Programa
Convenções e definições. Introdução à Eletrónica de Potência. Principais aplicações. Conversores eletrónicos de potência lineares e comutados; características; classificação.
Dispositivos semicondutores de potência mais comuns; caracterização. Perdas térmicas em circuitos comutados; limitações. Alguns cuidados a ter no projeto de circuitos comutados.
Conversores DC/DC comutados. Aplicações.
Conversores DC/AC (inversores). Aplicações. Referência aos conversores ressonantes DC/AC.
Conversores AC/DC (retificadores). Aplicações.
Retificadores com corrente de entrada sinusoidal. Estudo do conversor elevador (boost converter) com corrente de entrada sinusoidal. Controlo. Breve referência a outras topologias.
Projeto de componentes magnéticos para conversores comutados a alta frequência.
Drivers para dispositivos semicondutores. Conceitos básicos de Compatibilidade Eletromagnética.
Controlo em modo de tensão de conversores comutados. Estabilidade. Determinação do ganho em malha aberta. Diagrama de Bode do ganho e da fase. Margem de fase. Utilização do circuito integrado UC3524.
Controlo em modo de corrente de conversores comutados: o conversor comutado a operar como fonte de tensão ou como fonte de corrente. Esquema de princípio de um circuito de controlo em modo de corrente. Estabilidade. Utilização do circuito integrado UC3842.
Metodologia de avaliação
Projeto, simulação, construção e implementação de controlo num conversor eletrónico de potência com entrega de um relatório detalhado e discussão oral do trabalho. Classificação mínima de 9,5 valores em 20 para aprovação na unidade curricular. A classificação final (CF) na unidade curricular é:
CF=E
em que E é a classificação na discussão oral efetuada em Exame de época normal, exame de época de recurso ou exames de épocas especiais.
Bibliografia
- Erickson, R. e Maksimov, D. (2020). Fundamentals of Power Electronics. Switzerland: Springer
- Monteiro, R. (0). Sebenta de Eletrónica de Energia (circuitos de potência). Acedido em 12 de setembro de 2015 em http://www.e-learning.ipt.pt/mod/resource/view.php?id=48271
- Nunes, F. (0). Diapositivos de Eletrónica de Energia (controlo). Acedido em 12 de setembro de 2015 em http://www.e-learning.ipt.pt/mod/resource/view.php?id=54332
- Robbins, W. e Undeland, T. e Mohan, N. (2002). Power Electronics: Converters, Applications and Design. United states: John Wiley & Sons
Método de Ensino
Aulas teóricas para apresentação dos conteúdos programáticos;
Aulas teórico-práticas para resolução de problemas, demonstrações e experiências laboratoriais;
Orientação individual do aluno no desenvolvimento do projeto e esclarecimento de dúvidas.
Software utilizado nas aulas
LTSpice-simulador SPICE, simulador de Circuitos Elétricos e Eletrónicos, da Analog Devices,é um software simulador poderoso, rápido e gratuito, com captura de esquemáticos e visualizador de formas de onda, com modelos para a simulação de circuitos analógicos. A sua interface gráfica de captura de esquemáticos permite testar esquemas elétricos e eletrónicos e produzir resultados de simulação que podem ser explorados mais a fundo por meio do visualizador de formas de onda integrado.
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 02 de novembro de 2025
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

















