11 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 45,0 TP + 3,0 OT , Cód. 31042.
Docente(s)
- Hália Filipa da Costa Santos (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
NA
Objetivos
A. Compreender e aplicar princípios da investigação no Jornalismo;
B. Desenvolver a capacidade crítica e analítica sobre fontes de informação;
C. Praticar a pesquisa de informação de interesse público;
D. Problematizar questões éticas no jornalismo
Programa
1. A investigação no Jornalismo: casos que ficaram na História, consórcios internacionais contemporâneos e slow journalism;
2. Interesse público: a relevância das informações e a função de vigilância;
3. Fontes de informação: diversidade, credibilidade e verificação;
4. Questões éticas: identificação, captação de imagem/som, fugas de informação e contrapartidas;
5. Questões práticas: a escolha, o ângulo de abordagem, contextualização, narrativa e conclusão.
Metodologia de avaliação
Todas as épocas de avaliação:
- Prova escrita (50%)
- Reportagem (50%)
A avaliação aplica-se aos Trabalhadores-Estudantes.
O/A estudante obtém aprovação à UC, de acordo com o disposto nos Pontos 11 e 12, do Artigo 11º, do regulamento Académico do IPT.
Em situações de cópia ou plágio, nas provas/trabalhos de avaliação, aplica-se o artº 21º do Regulamento Académico das Escolas do IPT.
Bibliografia
- Coelho, P. e Al, E. (2021). Manual de Reportagem. UBI: LabCom Books
- David, E. (2013). Global Investigative Journalism: Strategies for support. Washington: CIMA
- Sambrook, R. (2017). Global Teamwork: The Rise of Collaboration in Investigative Journalism. . Acedido em 6 de março de 2024 em https://reutersinstitute.politics.ox.ac.uk/sites/default/files/2018-03/sambrook_e-ISBN_1802.pdf
- O lucro social e financeiro do jornalismo de investigação.(2018, 15 de junho). Media & Jornalismo, 18(32), 73-94, pp. 73-94.
Método de Ensino
1.Apresentação de conteúdos de forma expositiva, recorrendo-se a estudos de caso e investigação académica.
2.Apresentação e análise de práticas desenvolvidas por diferentes Média.
3. Promoção de debates sobre estratégias e processos a adotar.
Software utilizado nas aulas
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

















