Documentário e Reportagem

Antropologia Visual

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4 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 45,0 TP + 3,0 OT , Cód. 31041.

Docente(s)
- Miguel Duarte Antunes da Silva Jorge (1)(2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Não aplicável.

Objetivos
A) Compreensão sobre a importância da criação de imagens no contexto da Antropologia Visual;
A1) Conhecer o propósito da Antropologia como prática visual; A Fotografia e o Filme enquanto práticas discursivas;
A2) A representação através da imagem; a autorrepresentação, a perspetiva sobre o Outro, o local e a cultura;
A3) A descentralização do poder de produção de imagens através da democratização da comunicação digital.
B) Entendimento sobre os conceitos inerentes à prática da Antropologia Visual.
B1) Compreensão sobre os conceitos de Observação Participante e Não Participante;
B2) O relacionamento da Antropologia com os conceitos de Espaço e de Lugar.
B3) O trabalho de campo; para uma representação da cultura através da imagem.
C) Aplicação de metodologias visuais da Antropologia Visual para a geração de um discurso.
C1) A documentação visual como fonte de registo das interações sociais;
C2) O discurso com recurso à montagem e contraponto em antítese ao discurso clássico/expositivo.
C3) O resgate e construção da memória através da imagem.

Programa
1) A invenção da fotografia e do cinema: a problematização da realidade;
1.1) A Alteralidade: Conceitos sobre as noções do Eu e do Outro na Antropologia;
1.2) O conceito do Não-Lugar e a noção do Lugar;

2) Exploração de metodologias inerentes à Antropologia Visual;
2.1) A utilização da imagem de terceiros enquanto fonte de pesquisa;
2.2) A produção de imagens para a comunicação de resultados.
2.3) Metodologias colaborativas e participativas.

3) A aplicação da imagem: uma fonte subjetiva à interpretação do real.
3.1) Arquivo e a construção da memória;
3.2) Tecnologia: Ferramenta de opressão ou instrumento de denúncia;

4) Casos de estudo.
4.1) O Álbum do Turquestão (1871-1872);
4.2) Michel Giacometti (1962-1974), Povo Que Canta, Vozes e Imagens: Para uma Antologia da Música Regional Portuguesa;
4.3) Maria Lamas (1948-1950), As Mulheres do Meu País;
4.4) World Press Photo (1946-2025;

Metodologia de avaliação
Avaliação contínua e por exame:

Assiduidade e participação: 20%
Memória descritiva e apresentações de desenvolvimento do work in progress de Projeto 30%
Apresentação e entrega de Projeto visual acompanhado de Relatório 50%

A avaliação aplica-se aos Trabalhadores-Estudantes.

O/A estudante obtém aprovação à UC, de acordo com o disposto nos Pontos 11 e 12, do Artigo 11º, do regulamento Académico do IPT. Em situações de cópia ou plágio, nas provas/trabalhos de avaliação, aplica-se o artº 21º do Regulamento Académicodas Escolas do IPT.

Bibliografia
- Augé, M. (1992). Não-Lugares: Introdução a uma Antropologia da Sobremodernidade. Lisboa: Editora 90º
- Duarte, M. (2017). A Indumentária: uma proposta fotográfica para uma reflexão baseada na imagem. Acedido em 10 de outubro de 2025 em https://dspace.uevora.pt/rdpc/handle/10174/21786
- Giacometti, M. (0). A Filmografia Completa, [1962-1974], Povo Que Canta, Vozes e Imagens: Para uma Antologia da Música Regional Portuguesa . Acedido em 10 de outubro de 2025 em https://www.youtube.com/playlist?list=PLo4KQOC0nStYGFAt7SsJfLjpWhPmRoqQx
- Lamas, M. (1950). As Mulheres do Meu País.. Lisboa: Actuális, Lda

Método de Ensino
1.Apresentação de conteúdos de forma expositiva.
2.Exposição e promoção de debates sobre o desenvolvimento dos projetos apresentados pelos discentes.
3.Apresentação e análise de exemplos de práticas desenvolvidas através de diferentes Média visuais.

Software utilizado nas aulas
Adobe Photoshop.
Adobe Premier.

 

 

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Garantir o acesso à educação inclusiva, de qualidade e equitativa, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos

 


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