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Design Editorial

Discurso dos media

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Publicação em Diário da República: Despacho nº 7904/2013 - 18/06/2013

6 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 45,0 TP + 3,0 O , Cód. 30816.

Docente(s)
- Hália Filipa da Costa Santos (1)(2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Não aplicável.

Objetivos
Conhecer os Média portugueses (propriedade, linha editorial, público-alvo, missões, constrangimentos profissionais e questões éticas), assim como a forma como apresentam os seus conteúdos (do ponto de vista do Discurso Escrito, mas também visual) com especial destaque para as representações de determinados grupos sociais minoritários e para determinados temas mais ou menos fraturantes.

Programa
1. O poder da Comunicação, funções e proprietários dos Média: da contextualização histórica até à atualidade.
2. Características dos diferentes tipos de Média: referência, popular, 'híbrido' 'alternativo' e independente.
3. O discurso jornalístico impresso e digital: opções editoriais ao nível dos conteúdos escritos.
4. Fotojornalismo e Design Editorial: ligação entre elementos visuais; relacionamento entre profissionais.
5. As causas dos Média: o papel dos Média em assuntos determinantes e/ou fraturantes.
6. Representações nos Média: as minorias e os assuntos fora das agendas.

Metodologia de avaliação
Em avaliação em Época Nornal (por frequência), os estudantes desenvolvem um trabalho individual, no qual apresentam, de forma crítica, um dos temas previstos do programa. O trabalho será apresentado e discutido em contexto de sala de aula. Em alternativa, poderão optar por uma prova escrita.
Nas Épocas de Exame, Recurso e Especial, os alunos farão uma prova escrita.
Em todas as épocas de avaliação o estudante obtém aprovação à UC de acordo com o disposto nos Pontos 11 e 12, do Artigo 11º, do Regulamento Académico do IPT. Assim, o estudante fica aprovado quando obtém a classificação igual ou superior a 10 valores, ficando dispensado nas épocas seguintes.

Bibliografia
- Bell, A. (2001). Multimodal Discourse. Oxford: Blackwell
- Charaudeau, P. (2006). Discurso das Mídias. São Paulo: Contexto
- Fidalgo, J. (0). Portugal Impoverished media struggling for survival. Acedido em 20 de outubro de 2021 em https://norden.diva-portal.org/smash/get/diva2:1557929/FULLTEXT01.pdf
- Freire, I. (2020). Sexualidades, Media e Revolução. Lisboa: Imprensa Ciências Sociais
- Kress, G. (2001). Multimodal Discourse. London: Arnold
- Kress, G. (2001). Multimodal Discourse. London: Arnold
- Lemos Martins (ed), M. (2020). Discursos sobre migrantes, refugiados e minorias na esfera pública - O séc. XXI em debate. Braga: Centro de Estudos e Comunicação da Universidade do Minho
- Rebelo, J. (2000). O Discurso do Jornal. Lisboa: Notícias Editorial
- Sousa (ed), H. (2017). Comunicação e Política: tempos, contextos e desafios. Braga: Centro de Estudos e Comunicação da Universidade do Minho
- Thornborrow (et al), J. (0). Discursive constructions of populism in opinion-based journalism: A comparative European study. Acedido em 20 de outubro de 2021 em ttps://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S2211695821000787

Método de Ensino
Exposição de conteúdos com apresentação de powerpoints.
Análise de artigos académicos.
Análise de conteúdos dos Média.
Organização de debates em contexto de sala de aula.
Discussão dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos.

Software utilizado nas aulas
Não aplicável.

 

Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: Aprovada na Ata nº 31/2024 de 04/12

Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

 

 


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