IPT Logotipo do IPT

Design Editorial

Design de livro

<< voltar ao Plano Curricular

Publicação em Diário da República: Despacho nº 7904/2013 - 18/06/2013

8 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 60,0 TP + 4,0 OT + 4,0 O , Cód. 308129.

Docente(s)
- Pedro Alexandre Santos de Matos (1)(2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Não aplicável

Objetivos
— Projetar uma solução de comunicação editorial eficaz, desenvolvendo um livro completo, e fazendo bom uso dos meios físicos e gráficos (suportes, texto e imagens).
— Explorar as potencialidades da paginação e composição gráfica, composição de texto, uso de imagens (fotografias, ilustrações, ícones ou infografias) de uma forma consistente e adaptada a uma linha editorial.
— Fomentar o rigor técnico, em termos gerais e na construções de maquetas, o cumprimento de prazos e o trabalho em equipa.
— Entender e consciencializar para a importância da identidade, coerência gráfica e das implicações económicas, de mercado e técnicas inerentes ao livro e sua produção.

Programa
1. Contextualização histórica do livro
— A escrita e a leitura, o livro e a imprensa
2. Anatomia do livro
— Partes do livro e suas funções
— Nomenclaturas
3. Tipologias de livros
— diversidade e especificidades: livro técnico, científico, infantil, romance, poesia, álbum, ...
— Diferentes edições, fascículos, coleções
4. Características físicas do livro
— A importância dos materiais, tipos de encadernação e outros acabamentos
— Capas, sobrecapas, guardas, miolo, estojos
5. Formatos e grelhas de paginação
— Princípios básicos de imposição e definição de tamanhos
— Relação entre conteúdos, formatos e grelhas
— Regras de definição de grelhas
— Arquitetura da página: mancha de texto, título à cabeça, numeração, notas
6. Composição de texto
— Tipos de letra para texto corrido e para outros elementos textuais
— Relação entre largura de coluna, corpo e entrelinha
7. Paginação e relação texto-imagem
— Estilos de paginação
— Relação entre conteúdos, paginação e leitura
8. Elementos visuais de inclusão
— Tipos de leitores, características e necessidades especiais
— Elementos de ajuda à leitura, entendimento e navegação
9. Livro e sustentabilidade
— Aspetos ambientais e económicos no design e na produção

Metodologia de avaliação
A. PARTICIPAÇÃO
Debate, autonomia, iniciativa, cumprimento de prazos e empenho demonstrados, dentro e fora da sala de aula. PONDERAÇÃO: 15%

B. TRABALHOS PRÁTICOS
Planeamento, oganização, método de trabalho e boa execucação técnica considerando: criatividade e adequação às propostas de trabalho; experimentação e exploração consequente de técnicas, ferramentas e processos de trabalho; boa finalização e apresentação, digital e física, dos trabalhos; grau de complexidade das soluções apresentadas. PONDERAÇÃO TOTAL: 75%

A avaliação dos trabalhos práticos considera o seu acompanhamento regular em aula, seguindo a planificação disponibilizada na primeira aula.

Os 3 trabalhos práticos possuem as seguintes ponderações parciais:
1. Pesquisa sobre livro moderno: 15%
2. Design e paginação de livro: 45%
3. Pesquisa sobre livro antigo: 15%

C. MEMÓRIA DESCRITIVA E JUSTIFICATIVA
O trabalho de design e paginação de livro é acompanhado de um relatório que descreve e justifica o processo de trabalho e seu planeamento, conceito e ideias base, e formas de concretização. PONDERAÇÃO: 10%

DISPENSA DE EXAME
Cumprimento cumulativo de:
— Presença mínima em 2/3 da aulas.
— Realização de todos os trabalhos e MDJ.
— Classificação igual ou superior a 10 valores.

EXAME
Conclusão e entrega dos trabalhos em falta e/ou melhoria dos trabalhos não entregues.

Bibliografia
- Binns, B. (1989). Better Type. New York: Roundtable Press Book
- Birdsall, D. (2004). Notes on Book Design. New Haven & London: Yale University Press
- Bringhurst , R. (2013). The Elements of Typographic Style. Vancouver : Hartley & Marks
- Faria, M. e Pericão, M. (2008). Dicionário do Livro. Coimbra: Edições Almedina
- Haslam, A. (2007). O Livro e o Designer II. Como Criar e Produzir Livros. São Paulo: Edições Rosari
- Hendel, R. (2013). Aspects of Contemporary Book Design. Iowa City: University Iowa Press
- Hochuli, J. e Kinross , R. (1996). Designing Books. Practice and Theory. London: Hyphen Press
- Houston, K. (2016). The Book. A cover-to-cover exploration of the most powerful object of our time. New York: W. W. Norton & Company
- Manguel, A. (2020). Uma História da Leitura. Lisboa: Tinta-da-China
- Müller-Brockmann, J. (1982). Sistemas de retículas. Barcelona: Gustavo Gili

Método de Ensino
Situado num contexto académico profissionalizante, o trabalho far-se-á com recurso a um exercício típico da profissão, apoiado por aulas teórico-práticas. Procurar-se-á estimular a experimentação e a tentativa-erro num acompanhamento individualizado.

Software utilizado nas aulas
Adobe InDesign, Photoshop, Illustrator.

 

Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: Aprovada na Ata nº 31/2024 de 04/12

Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

 

 


<< voltar ao Plano Curricular
NP4552
Financiamento
KreativEu
erasmus
catedra
b-on
portugal2020
centro2020
compete2020
crusoe
fct
feder
fse
poch
portugal2030
poseur
prr
santander
republica
UE next generation
Centro 2030
Lisboa 2020
Compete 2030
co-financiado