Publicação em Diário da República: Despacho nº 7904/2013 - 18/06/2013
6 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 45,0 TP + 3,0 OT + 3,0 O , Cód. 308127.
Docente(s)
- Mário Miguel Jesus Carvalho (1)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não aplicável.
Objetivos
1. conhecer e distinguir as diversas tipologias de diagramas;
2. interpretar dados complexos, construindo uma infografia compreensível
3. adequar um projeto de infografia à linha gráfica de uma publicação;
4. utilizar as ferramentas informáticas adequadas
Programa
1. Importância do uso da infografia no Design Editorial;
2. Áreas de atuação da Infografia e os diversos suportes
2.1 Áreas: ciência; medicina; histórica; ensino; publicidade; jornalística; etc.
2.2 Suportes impressos e online de design editorial: revistas, jornais e livros.
3. Funcionalidades informáticas para execução de infografia;
3.1 Digitais, com programas vetoriais, de edição de imagem, e paginação.
4. Informação visual e sua relação com o conhecimento
4.1 Pesquisa e sintetização da informação.
5. Características e fisionomia de uma infografia
5.1 Conteúdo: Informação real
5.2 Título, texto de entrada, corpo, fonte e crédito.
6. Metodologia de construção
6.1 Características de uma infografia
6.2 Grelha, orientação da informação, distribuição de conteúdos, blocos de informação
6.3 Elementos de construção: cor, tipografia, ilustração, fotografia
6.4 Relação no espaço: hierarquias, simetria, entre outras.
7. Adequação formal ao design de uma publicação
7.1 Coerência com o projeto editorial.
8. Arte-final.
Metodologia de avaliação
Em frequência: - É realizada a avaliação contínua através do acompanhamento dos trabalhos realizados durante o semestre (projeto 1 - 15%, projeto 2 - 15%, projecto 3 - 15%), avaliação do projeto final (40%) e a presença e participação em aula (15%).
Avaliação em época de exame: - Realização de um exercício de duração de três horas (60%) e projeto final (40%).
Bibliografia
- Brenda, L. (2003). Design Research: Methods and Perspectives. London/Massachusets: MIT Press
- Holmes, N. (2012). The Book of Everything: A Visual Guide to Travel and the World. UK: Lonely Planet
- Mijksenaar, P. (1997). Visual Function: An Introduction to Information Design. Roterdao: 010 Publishers
- Tufte, E. (1988). The Visual Display of Quantitative Information. Chesire: Graphics Press
- Wildbur, P. (1989). Information graphics. Nova Iorque: Van Nostrand Reinhold Co.
Método de Ensino
1. Aulas teóricas auxiliadas com projeção de demonstrações dos conteúdos programáticos;
2. Aulas práticas com exercícios para experimentação dos conteúdos do programa
Software utilizado nas aulas
Adobe Illustrator, Adobe Photoshop, Adobe InDesign;
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: Aprovada na Ata nº 18/2024 de 17/04
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)