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Design Editorial

Livros digitais

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Publicação em Diário da República: Despacho nº 7904/2013 - 18/06/2013

6 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 45,0 TP + 3,0 OT + 3,0 O , Cód. 308124.

Docente(s)
- João Manuel de Sousa Nunes Costa Rosa (1)(2)
- Ana Isabel e Sousa do Carmo (2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Não aplicável

Objetivos
1. Entender as potencialidades dos novos suportes/meios de publicação digital
2. Compreender e distinguir os diferentes formatos de ebook
3. Conhecer as principais categorias de programas e dispositivos leitores
4. Adaptar o conteúdo de uma publicação ou de uma história impressa ao formato digital interativo
5. Planear gráfica e visualmente o interface para publicações/livros digitais
6. Editar e formatar livros digitais
7. Projeto de design de livros digitais

Programa
1. Diferença entre publicações impressas e publicações digitais (PD); vantagens e desvantagens;
2. As PD em Portugal e no resto do mundo; o panorama das PD no IPT – trabalhos e projetos de alunos
3. Caraterização de um ebook, principais funções e elementos que o caraterizam e distinguem de outro tipo de publicações; a tipografia, as imagens, as zonas quentes, menus e botões, navegação
4. Os principais formatos de ebook; forma e uso, vantagens e desvantagens;
5. Categorias de programas, de software e de dispositivos leitores de ebook; seriação de ebooks face à tipologia de conteúdos disponíveis/que apresentam;
6. Do conteúdo impresso à representação das ideias ou das propostas: processo, métodos, formas; sketching, argumentos visuais;
7. O processo conceção de documentos interativos
8. O processo de design de livros digitais

Metodologia de avaliação
A avaliação na UC determina-se através da apresentação e defesa do design (operativo) de um projeto final, na área dos livros digitais.
Para tanto, os alunos serão confrontados previamente com a apresentação e discussão de conceitos/conteúdos, e com o desenvolvimento de tarefas que incidem sobre a conceção, o desenvolvimento e o design de livros digitais.
A fase da conceção compreende:
A)adaptação do argumento escrito para o ecrã
B)criação de cada ecrã, a sua sequenciação, a inserção de informação complementar e o esboço do layout
A fase de desenvolvimento e do design operativo, compreende:
A)a criação, com e sem software, do conteúdo, do layout e dos elementos e interatividade, que estarão presentes e funcionais, no projeto final.
As diversas etapas que determinam o produto final, estão explicitadas nos seus objetivos, calendarização e processos ou ferramentas.
Os alunos dispensam em frequência com a classificação de dez valores.
A não aprovação em frequência determina admissão a exame.
A Avaliação por Frequência e por Exame resulta da seguinte ponderação: Projeto (85%) + Defesa e apresentação oral (15%).
O estudante obtém aprovação à UC, de acordo com o disposto nos pontos 11 e 12, do Artigo 11.º, do regulamento Académico do IPT.



Bibliografia
- Castro, E. (2011). EPUB Straight to the Point: Creating ebooks for the Apple iPad and other ereaders. Berkeley (EUA): Peachpit Press
- Diane, B. e Cohen, S. (2014). Digital Publishing with Adobe InDesign CC: Moving Beyond Print to Digital. EUA: Adobe Press
- Lupton, E. (2014). Type on Screen . Nova Iorque : PRINCETON ARCHITECTURAL PRESS
- Zappaterra, Y. e Caldwell, C. (2014). Editorial Design: Digital & Print . Londres: Laurence King Publishing

Método de Ensino
1. Aulas expositivas c/apoio audiovisual
2. Desenv. argumentos visuais c/base produtos existentes
3. Análise conteúdo; hierarquização
4. Criação argum. visuais
5. Desenv. exerc. confirmando conheci. adquirido
6. Trabalho projeto

Software utilizado nas aulas
Adobe InDesign
Adobe Digital Editions
Adobe Acrobat
Thorium Reader

 

Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 11 de dezembro de 2024

Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

 

 


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