Publicação em Diário da República: Despacho nº 7904/2013 - 18/06/2013
5 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 45,0 TP + 3,0 OT + 3,0 O , Cód. 30812.
Docente(s)
- Regina Aparecida Delfino (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não aplicável
Objetivos
1. Ter uma visão abrangente dos significados da tipografia;
1.1 Conhecer as regras básicas de composição manual e executar projeto.
1.2 Conhecer diferentes tecnologias e fundamentos da composição mecânica.
2. Conhecer a riqueza e variedade da tipografia;
2.1 Conhecer aspectos históricos e artísticos da tipografia.
3. Entender a tipografia como aspecto essencial do design;
3.1 Compreender as suas funções práticas e simbólicas.
4. Saber fazer seleção fundamentada e uma boa utilização dos tipos;
4.1 Conhecer e executar composição de texto adequadamente.
4.2 Saber conjugar diferentes tipos de letra.
5. Conhecer a anatomia e as nomenclaturas dos tipos e da composição de texto
6. Criar tipos de tipos de letras digitais
6.1 Conhecer as tecnologias digitais de design de tipos.
6.2 Saber os princípios básicos do desenho de tipos.
Programa
1. Tipografia e relação com a sua época
1.1 Composição manual, Composição mecânica
1.2 Classificações tipográficas, Anatomia dos tipos
2. Funções da tipografia
2.1 Expressão tipográfica
2.2 Mecanismo da leitura e legibilidade
2.3 Regras de composição de texto
2.4 Kerning, tracking, hifenização, justificação.
3. Desenho de tipos de letras digitais
3.1 Desenho manual
3.2. Software de desenho de tipos de letra
Metodologia de avaliação
Avaliação Contínua
A avaliação por frequência consiste na entrega dos seguintes projetos, com a respetiva ponderação:
Projetos (P)
Cartão pessoal com memória descritiva 30%
Capa tipográfica com memória descritiva 30%
Design de tipo de letra e poster científico sobre o tipo de letra criado 40%
A classificação final resulta da média ponderada das notas obtidas nos projetos, sendo exigida uma classificação mínima de 10 valores.
Dispensa de exame: os estudantes com média ponderada igual ou superior a 10 (dez) valores ficam dispensados de exame.
Serão excluídos da avaliação contínua e do exame os estudantes que não assegurem assiduidade mínima de dois terços (2/3) das aulas.
Avaliação por Exame
Serão admitidos a exame os estudantes que cumpram a assiduidade mínima de dois terços (2/3) das aulas.
Deverão apresentar os trabalhos desenvolvidos durante o semestre, mantendo-se a ponderação igual à da época de avaliação contínua.
Bibliografia
- Baines, P. e Haslam, A. (2002). Type and Typography. Londres: Laurence King Publishing
- Binns, B. (1989). Better Type. (Vol. 1). New York: Roundtable Press Book
- Blackwell, L. (1993). La tipografía del siglo XX. (Vol. 1). Barcelona: Editorial Gustavo Gili
- Bringhurst, R. (1997). The Elements of Typographic Style. Vancouver: Hartley & Marks
- Cheng, K. (2006). Designing Type. Londres: Laurence King Publishing
- Delfino, R. e Matos, P. (2023). Oficina Tipográfica do Politécnico de Tomar. Valor Patrimonial.. Acedido em 12 de setembro de 2024 em http://www.techneart.ipt.pt/tipografia/pt/tipografia_ipt/
- Friedl, F. e Ott, N. e Stein, B. (1998). Typography when who how. Konn: Konemnan
- Frutiguer, A. (2002). En torno a la tipografia. Barcelona: Gustavo Gilli
- Jury, D. (2007). O que é a Tipografia. (Vol. 1). Barcelona: Gustave Gilli
- Lupton, E. (2003). Pensar com Tipos. São Paulo: Cosacnaify
- McKelvey, R. e Meggs, P. e Et, A. (2000). Revival of Fittest: Digital versions of Classic Typefaces. New York: R C Publication
- Meseguer, L. e Henestrosa, C. e Scaglione, J. (2012). Como criar tipos: do esboço à tela. Brasilia: Estereográfica Editorial
- Silva, V. (2002). 20 alfabetos tipográficos de vinte designers do século XX. Lisboa: Autor
- Unger, G. (2016). Enquanto você lê. Brasilia: Estereográfica Editorial
Método de Ensino
1. Aulas expositivas e demonstrativas com apoio audiovisual;
2. Desenvolvimento de exercícios práticos em oficina tipográfica, manual e em computador;
3. Realização de projetos acompanhados pelo professor.
Software utilizado nas aulas
Adobe Illustrator, Indesign, FontLab
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 10 de novembro de 2025
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

















