
Publicação em Diário da República: Despacho nº 14434/2024 - 05/12/2024
6 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 30,0 T + 30,0 TP , Cód. 338050.
Docente(s)
- Maria Teresa Ribeiro Pereira Desterro (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não se aplica
Objetivos
Compreensão das linhas matriciais que determinaram a evolução cultural e das problemáticas artísticas.
Capacidade de estabelecer diálogos com as obras de arte do ponto de vista formal e conceptual, em perspetiva pluridisciplinar, numa visão alargada do fenómeno artístico e do estudo integrado da arte.
Consciencialização de práticas de organização estruturada de pesquisa analítico-descritiva devidamente contextualizada.
Aquisição de competências instrumentais,nomeadamente: recolecção crítica da informação, desenvolvimento da capacidade analítica e do espírito crítico face à produção artística.
Construção assertiva de um discurso científico que recorra a metodologias de abordagem inter e transdisciplinares
Desenvolvimento de competências interpessoais. O conservador-restaurador tem que estar preparado para realizar trabalho integrado em equipas interdisciplinares, revelando sensibilidade para a diversidade de abordagens à obra e consciência do objectivo comum: o conhecimento, a preservação e a salvaguarda do património
Programa
I-Problematização em torno da abordagem à obra de Arte
1.Noções epistemológicas de História de Arte, Estética, Teoria e Crítica de Arte
2.Noções de programa artístico e trans-memória imagética
3.A produção artística como "obra aberta"
4.Artistas, mecenas, clientes
II-Reflexões sobre a História da Arte e sua metodologia
1.Objectivos da disciplina
2.Sua relação com outras áreas científicas
3.Situação actual da História de Arte-Ciência
4.A História da Arte Total
5.Novas metodologias pluridisciplinares
5.1.Regesta documental, Icononímia e bibliografia
5.2.Observação analítica da obra de arte
5.2.1Conceptualização analítico-descritiva e crítica dos fenómenos artísticos
5.2.2.Ekphrasis e semiologia
5.2.3.Uma Nova Iconologia na abordagem à obra de arte
5.2.4.Noção de trans-contemporaneidade
6.Elaboração de um trabalho de investigação
III-História da Arte e valorização do património
1.O Inventário
2.A Musealização
3.Gestão Integrada dos Bens Patrimoniais
4.A UNESCO e as medidas de proteção
Metodologia de avaliação
Realização de um trabalho de investigação sobre uma obra de arte, escrito e apresentado oralmente em época(s) de exame - 85%
Capacidade de reflexão, intervenção e discussão nas aulas (10%)
Assiduidade e interesse, empenho e capacidade de apresentar propostas inovadoras (5%)
Bibliografia
- Bolving, A. e Lindley, P. (2003). History of Images. Towards a New Iconology. (Vol. 1). (pp. 1-430). Turnhout: Brepols
- Didi-Huberman, G. (2013). Limage survivante. Histoire de lart et temps des fantômes selon Aby Warburg. (Vol. 1). (pp. 1-592). Paris: Éd. de Minuit, coll. Paradoxe
- Eco, U. (2016). A Obra Aberta (tradução). (Vol. 1). (pp. 1-288). Lisboa, : Relógio d´Água
- Heidegger, M. (2009). A origem da obra de arte. Lisboa: Edições 70
Método de Ensino
Aulas teóricas expositivas e teórico-práticas com recurso à análise de obras de arte e à interpretação de textos procurando convocar a reflexão dos alunos e o debate construtivo.
Realização de visitas de estudo.
Apoio tutorial.
Software utilizado nas aulas
Não se aplica
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável