Publicação em Diário da República: Despacho nº 17071/2009 - 23/07/2009
3 ECTS; 1º Ano, Anual, 7,0 TP + 12,0 TC + 8,0 S , Cód. 64989.
Docente(s)
- Luiz Miguel Oosterbeek (1)
- Sara Liliana Magalhães Barbosa Garcês (2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não aplicável
Objetivos
Aquisição de conhecimentos sobre:
Os Conceitos gerais. Planos, projectos e acções. O sistema HERITY.
Casos de estudo.
Programa
I
Parte 1 - conceitos gerais
II
Parte 2 - como intervir?
Parte 3 - questões específicas do patrimônio cultural
Parte 4 - gestão do patrimônio
III
Parte 5 - projecto
Parte 6 - plano de gestão
Parte 7 - Herity
IV
Parte 8 - aplicação prática
Metodologia de avaliação
Trabalho de grupo.
Bibliografia
- Binks, G. e , E. (1988). Visitors welcome: A manual on the presentation and interpretation of Archaeological Excavation. London: Centre for environmental interpretation, Manchester Polytechnic
- Oosterbeek, L. e Pollice, F. (2014). Cultural heritage and local development. Local communities through heritage awareness and global understanding. Ravello: CUEBC: Territori della Cultura
- From Heritage into the Territory: agendas for an unforeseeable future.(2017, 0 de ---). Territori della Cultura, pp. 58-69.
- Turismo, Arqueologia e Desenvolvimento - Gestão de Áreas arqueológicas com fins Turísticos: O Caso de Conimbriga.(2011, 0 de ---). Journal of Tourism and Development, pp. 103-115.
Método de Ensino
Aulas com debate e elaboração de trabalho interdisciplinar.
Software utilizado nas aulas
NA
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: Aprovada na Ata nº 18/2024 de 17/04
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)