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Ano Letivo: 2023/24

Arqueologia Pré-Histórica e Arte Rupestre

Estudos multissensoriais de paisagens

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Publicação em Diário da República: Despacho nº 17071/2009 - 23/07/2009

3 ECTS; 1º Ano, Anual, 21,0 TP , Cód. 64988241.

Docente(s)
- Fernando Augusto Rodrigues Coimbra (1)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Não aplicável

Objetivos
Compreender a multidisciplinaridade da Arqueoacústica. Identificar objetos produtores de som no Paleolítico e primeiros instrumentos musicais construídos intencionalmente. Analisar as origens da música em termos de um comportamento musical primitivo. Conhecer contributos da Arqueoacústica no estudo da Arte Pré-histórica e suas aplicações práticas. Identificar fenómenos acústicos em monumentos megalíticos e seus reflexos na arte como complemento da compreensão da arte megalítica.

Programa
1 Introdução à Arqueoacústica
1.1 Trabalhos pioneiros
1.2 Desenvolvimento da investigação
1.3 Acústica e intencionalidade na Pré-história
2 Paisagens sonoras no Paleolítico
2.1 Artefactos para comunicação
2.2 Objetos de carácter musical
2.3 Origens da música e comportamento musical primitivo
2.3.1 A voz e o corpo humano nas origens da música
2.3.2 Primeiros instrumentos musicais construídos intencionalmente
3 O contributo da Arqueoacústica no estudo da Arte Pré-histórica
3.1 Reverberação em grutas e localização de arte parietal
3.2 O som socialmente organizado e sua influência na arte megalítica
4 Arqueoacústica e Arte Rupestre Pós-paleolítica
4.1 A vida sedentária e a multiplicação de instrumentos musicais
4.2 Cenas de música e de dança em arte rupestre
4.3 Problemática da interpretação

Metodologia de avaliação
Os alunos serão avaliados através da realização de um pequeno ensaio de cerca de 1000 palavras, sobre qualquer um dos conteúdos lecionados nas aulas Os condicionalismos do trabalho em si serão discutidos presencialmente com os alunos ou via e-mail. Estes serão avaliados não só pelo ensaio produzido, mas também através da participação nas aulas e interesse demonstrado pelos conteúdos programáticos. O ensaio representa 80% da avaliação e a participação/ debate totaliza 20%.

Bibliografia
- Coimbra, F. (2021). The contribution of rock art for understanding the origins of music and dancing. (pp. 13-25). Roma: Fabrizio Serra Editore
- Valenzuela, J. e Diaz-Andreu, M. e Escera, C. (2020). Psychology Meets Archaeology: Psychoarchaeoacoustics for Understanding Ancient Minds and Their Relationship to the Sacred.Frontiers in Psychology, 11, pp. 1-9.
- Interpreting the Prehistoric visual sources for dance.(2015, 0 de ---). Music in Art, pp. 311-327.

Método de Ensino
Exposição dos conteúdos programáticos recorrendo a exemplos de iconografia, visualização de vídeos e utilização de réplicas de instrumentos musicais pré-históricos. Apresentação da investigação científica mais relevante. Diálogo/debate com os alunos.

Software utilizado nas aulas
PowerPoint

 

Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: Aprovada na Ata nº 14/2024 de 31/01

Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

 

 


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