Publicação em Diário da República: Despacho nº 17071/2009 - 23/07/2009
6 ECTS; 1º Ano, Anual, 8,0 T + 4,0 PL + 4,0 TP + 24,0 S , Cód. 64983.
Docente(s)
            - Silvério Manuel Domingues Figueiredo (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
          Não Aplicável
Objetivos
          O aluno deverá saber identificar os principais ossos do esqueleto humano: esqueleto craniano e pós craniano, terminologia anatómica; saber interpretar ossos humanos em contextos arqueológicos: número mínimo de indivíduos, estimativa do sexo e idade, estatura e paleopatologia; conhecer e interpretar os principais acontecimentos da história evolutiva da humanidade: os hominíneos, as origens africanas, as saídas de África; conhecer as relações filogenéticas da humanidade: Homo sapiens, Homo neanderthalensis e Denisovanos.
Programa
          INICIAÇÃO À OSTEOLOGIA HUMANA
NOÇÕES DE TAFONOMIA
RECUPERAÇÃO DE RESTOS HUMANOS EM CONTEXTOS ARQUEOLÓGICOS
DISCRIMINAÇÃO OSSOS HUMANOS VERSUS NÃO HUMANOS
RECONSTRUÇÃO DA VIDA A PARTIR DO ESQUELETO
DOMÍNIOS ESPECÍFICOS: PALEOPATOLOGIA
INTRODUÇÃO À EVOLUÇÃO HUMANA
OS PRIMEIROS HOMINÍDEOS
A 1ª SAÍDA DE ÁFRICA E OS 1ºs EUROPEUS
OS NEANDERTAIS
ORIGEM DO HOMEM MODERNO
Metodologia de avaliação
          Escrita de um ensaio.
Bibliografia
          - Condemi, S. (2019). A Pocket History of Human Evolution. NY:  The Experiment LLC
- Conroy, G. (2012). Reconstructing Human Origins: A Modern Synthesis. NY:  Norton
- Sabrina, A.  e , . (2012). Social Bioarchaeology. Chichester:  Blackwell Publishing
- White, T. (2000). Human Osteology. San Diego:  Academic Press
Método de Ensino
          Exposição teórica e aulas práticas, incluindo laboratoriais (com observação e análise de materiais osteológicos e moldes de fósseis), incidindo em conceitos e metodologias essenciais em bioarqueologia e evolução humana.
Software utilizado nas aulas
          
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: Aprovada na Ata nº 43/2025 de 17/06
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

















