Arqueologia Pré-Histórica e Arte Rupestre

Arte Pré-Histórica

<< voltar ao Plano Curricular

Publicação em Diário da República: Despacho nº 17071/2009 - 23/07/2009

3 ECTS; 1º Ano, Anual, 7,0 TP + 12,0 TC + 8,0 S , Cód. 64982.

Docente(s)
- Sara Liliana Magalhães Barbosa Garcês (1)
- Sara Liliana Magalhães Barbosa Garcês (2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Não Aplicável

Objetivos
No final do módulo, o aluno deverá ter adquirido conhecimentos sobre os seguintes temas:
Noções, princípios e conceitos fundamentais da arte pré-histórica, incluindo:
a) Os avanços da investigação neste domínio e os seus principais protagonistas;
b) A temática abordada nas representações artísticas;
c) Cronologias, estilos, funções e interpretações da arte pré-histórica;
d) As diferentes técnicas utilizadas na arte pré-histórica, com enfoque a nível peninsular, europeu e mundial.
Arte móvel:
a) Diferenças regionais e cronológicas;
b) Suportes e materiais utilizados;
c) Tipos de objetos e técnicas de produção;
d) Temas representados e dispersão territorial.
Arte rupestre:
Grupos de caçadores-recolectores:
Suportes e técnicas utilizadas;
Temáticas representadas;
Relação entre arte, espaço e cronologia.
Sociedades produtoras (Neolítico e posteriores):
Características artísticas de cada período cronológico;
Evolução estilística e simbólica.
Este módulo permitirá ao aluno compreender a diversidade e a complexidade da arte pré-histórica, assim como as suas implicações culturais e históricas.

Programa
Os estudantes são inicialmente ensinados a arqueologia da arte; desde o Paleolítico Médio / Alto Paleolítico/Mesolítico até à arte contemporânea de rua. Espera-se que a arte de rua contemporânea e o graffiti sejam um ponto focal utilizando abordagens observacionais para fazer inferências sobre o que poderia ter acontecido num passado distante. Utilizando tanto registos arqueológicos como antropológicos, espera-se que os estudantes identifiquem pontos filosóficos chave, ou seja, o significado da arte, porque é utilizada e onde é colocada. A partir do curso, os estudantes obterão uma ampla base de conhecimentos sobre este fenómeno global. O curso será de mais de seis sessões de quatro horas e incluirá:
Sessão 1. Paralelos: Arte de Rua Contemporânea - o que nos pode dizer sobre arte antiga?
Sessão 2. Visão geral da arte Paleolítica e Mesolítica - Uma perspectiva global
Sessão 3. Um tipo de arte diferente: Europa Periférica
Sessão 4. Novas descobertas, novos métodos, e novas ideias
Sessão 5. Uma narrativa etnográfica da arte Paleolítica e Mesolítica
Sessão 6. Linguagem gestual - olhando para o significado de imagens abstractas e geométricas

Metodologia de avaliação
Trabalho monográfico:
50% texto escrito
50% apresentação oral

Bibliografia
- Clottes, J. (2008). Cave Art. London: Phaidon Press
- Lewis-Williams, D. (2004). The Mind in the Cave: Consciousness and the Origins of Art. London : Thames & Hudson.
- Lévi-Strauss, C. (1963). Structural Anthropology. Basic : Books
- Nash, G. e Chippendale, C. (2004). Figurative Landscapes of Rock Art.. Cambridge: Cambridge University Press.

Método de Ensino
As lições são conduzidas utilizando o PowerPoint para demonstrar o assunto apoiado por conteúdos digitais em tempo real da Internet.

Software utilizado nas aulas

 

Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: Aprovada na Ata nº 43/2025 de 17/06

Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

 

 


<< voltar ao Plano Curricular
NP4552
Financiamento
KreativEu
erasmus
catedra
b-on
portugal2020
centro2020
compete2020
crusoe
fct
feder
fse
poch
portugal2030
poseur
prr
santander
republica
UE next generation
Centro 2030
Lisboa 2020
Compete 2030
co-financiado