IPT Logotipo do IPT

Arqueologia Pré-Histórica e Arte Rupestre

Pré-História Europeia

<< voltar ao Plano Curricular

Publicação em Diário da República: Despacho nº 17071/2009 - 23/07/2009

3 ECTS; 1º Ano, Anual, 7,0 TP + 12,0 TC + 8,0 S , Cód. 64981.

Docente(s)
- Alexandra Águeda de Figueiredo (1)(2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Não aplicável

Objetivos
O programa comporta 3 unidades de introdução às problemáticas e potenciais áreas de investigação que o aluno deverá conhecer:
A-Quaternário e colonização humana da Europa
B-Sociedades de Caçadores-Recolectores
C-Os primeiros agricultores e metalurgistas

Programa
1-Quaternário e colonização humana da Europa:
1.1 Paisagem e Ambiente
1.2 Evolução humana,
1.3 Quadro cronológico,
1.4 Controvérsias sobre a linhagem evolutiva
1.5 Sítios arqueológicos europeus mais emblemáticos;
2-Sociedades de Caçadores-Recolectores
2.1 Comportamentos e Rituais,
2.2 Materiais e opções culturais,
2.3 Adaptação ambiente, grupos e relações sociais,
2.4 Sítios arqueológicos europeus mais emblemáticos;
3-Os primeiros agricultores
3.1 Comportamentos e Rituais,
3.2 Materiais e opções culturais,
3.3 O megalitismo
3.4 Os metais e consequências culturais
3.5 Sítios arqueológicos europeus mais emblemáticos;

Metodologia de avaliação
Frequência:
Trabalho a solicitar aos alunos, com avaliação de 50%, a entregar na última aula.
Restante 50% em teste de avaliação de conhecimentos.

Exame:
Teste de avaliação de conhecimentos 100%

Bibliografia
- Early hominid dispersals: A technological hypothesis for "out of Africa”.(2010, 0 de ---). Quaternary International, pp. 36-44.
- L’industrie lithique du site Pléistocène inférieur de Pirro Nord (Apricena, Italie du sud) : une occupation humaine entre 1,3 et 1,7Ma’.(2009, 0 de ---). L’Anthropologie - doi: 10.1016/j.anthro.2009.01.004, pp. 47-58.
- The first hominin of Europe.(2008, 0 de ---). Nature, pp. 465-469.
- Transitions to Farming in Europe: Ex Oriente Lux?.(2006, 0 de ---). The agricultural revolution in prehistory: why did foragers become farmers?, pp. 325-381.

Método de Ensino
Discurso dirigido sobre as diferentes temáticas, discussão de textos ou ideias que são apresentadas na sala de aula, análise comparada de contextos, casos de estudo e sítios arqueológicos.

Software utilizado nas aulas
NA

 

Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: Aprovada na Ata nº 31/2024 de 04/12

Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

 

 


<< voltar ao Plano Curricular
NP4552
Financiamento
KreativEu
erasmus
catedra
b-on
portugal2020
centro2020
compete2020
crusoe
fct
feder
fse
poch
portugal2030
poseur
prr
santander
republica
UE next generation
Centro 2030
Lisboa 2020
Compete 2030
co-financiado