Publicação em Diário da República: Despacho n.º 8956/2023 - 31/08/2023
8 ECTS; 1º Ano, Anual, 28,0 T + 28,0 TP + 4,0 S , Cód. 39325.
Docente(s)
- Francisco Paulo Vilhena Antunes Bernardino Carvalho (2)
- João Manuel Mourão Patrício (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não Aplicável.
Objetivos
Avaliar problemas reais emergindo das áreas de gestão e de engenharia e desenhar estratégias de modelação e de resolução desses problemas usando software avançado, com capacidade de interpretar a informação e integrar em modelos matemáticos de análise de dados e de risco.
Programa
1. Investigação Operacional (IO): conceitos básicos e seu lugar nos processos de planeamento
1.1 Enquadramento da IO nos processos de decisão
1.2 Função objetivo, variáveis de decisão, restrições e coeficientes tecnológicos
2. Introdução ao Software GAMS IBM/ILOG.
3. Modelação e resolução de problemas de programação linear.
3.1 Problemas lineares gerais
3.2 Problemas lineares inteiros
3.3 Aplicação a problemas de fluxo de custo mínimo e de fluxo máximo
4 Fundamentos de Inferência Estatística
4.1 Teoria da estimação
4.2 Teoria da decisão
4.2.1 Probabilidade de significância
4.2.2 Intervalos de confiança vs. Testes de hipóteses
5 Análise de Regressão Linear Multivariada
5.1 O modelo de regressão linear do tipo I
5.2 O método dos mínimos quadrados
5.3 Inferência sobre o modelo de regressão linear
5.4 Validação dos pressupostos do modelo de regressão linear
5.5 Seleção de variáveis (Forward, Backward e Stepwise)
5.6 Diagnósticos de colinearidade
5.7 Previsão da resposta
5.8 O modelo de regressão linear do tipo II
6 Análise em Componentes Principais (ACP)
6.1 Introdução. Aplicações
6.2 A Análise Fatorial e as componentes principais
6.3 A derivação das componentes principais
6.4 Decomposição da variância total
6.5 Os pesos e correlações entre variáveis e componentes principais.
6.6 Análise de valores próprios
6.7 Análise de clusters
Metodologia de avaliação
Avaliação contínua, dividida em duas componentes:
- 1.ª componente, correspondente às seções 1 a 3 dos conteúdos programáticos, através de um relatório escrito, complementado por uma apresentação oral;
- 2.ª componente, correspondente às seções 4 a 6, através de um teste escrito.
A nota global de avaliação contínua corresponde à média aritmética das duas componentes. Uma nota igual ou superior a 9,5 valores nesta componente dispensa da realização de exame.
Avaliação por exame: realização de um teste escrito.
Bibliografia
- Ahuja, R. e Magnanti, J. (1983). Network Flows: Theory, Algorithms and Applications. New Jersey: Prentice-Hall
- Magalhães, A. e Ramalhete, M. e Guerreiro, J. (1994). Programação Linear. Lisboa: McGraw-Hill
- Mann, P. (2001). Introductory Statistics. New York: John Wiley & Sons, Inc.
- Marôco, J. (2021). Análise Estatística com o SPSS Statistics. Lisboa: ReportNumber
- Pedrosa, A. e Gama, M. (2004). Introdução Computacional à Probabilidade e Estatística. Portugal: Porto Editora
Método de Ensino
Sessões teórico-práticas nas quais são lecionados os conteúdos programáticos previstos, usando-se material de apoio, apresentações power point, bem como de exercícios práticos de aplicação dos conceitos adquiridos.
Software utilizado nas aulas
GAMS/CPLEX e IBM SPSS.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável