IPT Logotipo do IPT

Avaliação e Gestão de Ativos Imobiliários

Modelos Avançados de Avaliação Imobiliária

<< voltar ao Plano Curricular

Publicação em Diário da República: Despacho n.º 8060/2020 - 19/08/2020

6 ECTS; 2º Ano, 1º Semestre, 42,0 TP , Cód. 314113.

Docente(s)
- Paulo Jorge Norte Castanheira (1)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos

Objetivos
1 – Aprofundar a compreensão teórica e prática sobre o uso de modelos matemáticos na avaliação imobiliária;
2 – Compreender e aplicar os principais modelos utilizados na prática da avaliação;
3 – Desenvolver competências para a elaboração de análise de valor utilizando modelos avançados de modelação matemática;

Programa
1. Conceitos estatísticos e económicos e a avaliação imobiliária.
2. Métodos de avaliação
Método sintético como método estatístico Séries cronológicas, simples e indiciadas Critério de comparação por rácios Critério dos extremos
Critério da Origem
Os métodos de regressão com estimadores ótimos dos critérios de comparação. Novos desenvolvimentos do método das funções de distribuição.
3. O valor Objectivo
3.1 O valor objectivo como média dos valores subjetivos
3.2 O valor objectivo como moda dos valores subjetivos
3.3 Comparação entre o valor objectivo e o valor de mercado
4. Valor provável de mercado
4.1 Hipótese de homogeneidade de uma população
4.2 Hipótese de exclusão de valores subjetivos extremos
4.3 Valor provável e valor mais provável
4.4 O valor subjetivo máximo
4.5 Isenção e valor subjetivo.
5 Avaliação de varáveis marginais
5.1 Utilização dos preços hedónicos para valorização de variáveis marginais e/ou subjetivas
6 Avaliação usando a simulação de Monte Carlo

Metodologia de avaliação

Bibliografia

Método de Ensino

Software utilizado nas aulas

 

 

 


<< voltar ao Plano Curricular
NP4552
Financiamento
KreativEu
erasmus
catedra
b-on
portugal2020
centro2020
compete2020
crusoe
fct
feder
fse
poch
portugal2030
poseur
prr
santander
republica
UE next generation
Centro 2030
Lisboa 2020
Compete 2030
co-financiado