Turismo e Gestão do Património Cultural

Indústrias Culturais e Criativas

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Publicação em Diário da República: Despacho n.º 7822/2020 - 07/08/2020

4 ECTS; 3º Ano, 1º Semestre, 42,0 PL + 14,0 TP + 14,0 OT , Cód. 820735.

Docente(s)
- João Pedro Freire Fonseca da Luz (1)(2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
N/A

Objetivos
A. Conhecer a origem e âmbito dos conceitos de indústrias culturais e criativas (ICC) e de economia criativa;
B. Relacionar as ICC com o setor do turismo;
C. Analisar o contributo das ICC para a atratividade de territórios;
D. Desenhar e produzir pacotes promocionais para produtos turísticos.

Programa
1. Contexto histórico das indústrias culturais e criativas (ICC)
1.1. Definições de indústria, cultura e criatividade
1.2. Emergência do conceito de ICC
1.3. Setores de atividade nas ICC
2. Âmbito do conceito de economia criativa
2.1. Valor cultural e valor económico
2.2. Características do trabalho criativo
2.3. Inovação, sustentabilidade e diversidade
3. Relação das indústrias culturais e criativas com o turismo
3.1. Património cultural, indústrias criativas e promoção turística
3.2. Potenciação de produtos turísticos através das ICC
3.3. Turismo cultural, turismo criativo e turismo de experiências
4. Desenvolvimento territorial a partir das indústrias culturais e criativas e do turismo
4.1. Redes, aglomerados e territórios criativos
4.2. Cidades criativas da UNESCO
4.3. Eventos culturais e turismo como fatores de desenvolvimento territorial
5. As ICC aplicadas a produtos turísticos
5.1. Contributo das ICC para a promoção do turismo
5.2. Planeamento e promoção de produtos turísticos
5.3. Produção de ações promocionais de produtos turísticos

Metodologia de avaliação
Avaliação por frequência e por exame (normal, recurso, especial)

Desenvolvimento e apresentação de projeto por grupos até 3 estudantes

. Projeto (80%)

. Componente #1 (20%) - Portefólio fotográfico
. Componente #2 (20%) - Vídeo promocional
. Componente #3 (20%) - Booklet promocional
. Componente #4 (20%) - Media kit
. Componente #5 (20%) - Merchandising cultural

. Apresentação presencial do projeto (20%)

. Critérios de avaliação da apresentação

. Clareza de exposição
. Capacidade de síntese
. Capacidade de persuasão
. Linguagem corporal
. Qualidade gráfica

Bibliografia
- Adorno, T. (1991). The culture industry. New York: Routledge
- Cunningham, J. e Collins, P. (2017). Creative economies in peripherical regions. Cham: Palgrave Mcmillan
- Florida, R. (2002). The rise of the creative class: and how it's transforming work, leisure, community and everyday life. New York: Basic Books
- Florida, R. (2008). Who's your city?. New York: Basic Books

Método de Ensino
1. Aprendizagem baseada em projeto
2. Aulas expositivas
3. Estudo de casos
4. Produção de exercícios práticos

Software utilizado nas aulas
Chat GPT
CapCut
Gimp
MS Powerpoint

 

Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: Ata da Reunião do CTC nº247 de 30/10/2025

Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

 

 


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