Publicação em Diário da República: Despacho n.º 7822/2020 - 07/08/2020
4 ECTS; 3º Ano, 1º Semestre, 42,0 PL + 14,0 TP + 14,0 OT , Cód. 820735.
Docente(s)
- João Pedro Tomaz Simões (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não se aplica.
Objetivos
No final da unidade curricular os estudantes deverão:
1) entender a dinâmica associada às indústrias culturais e criativas;
2) elaborar pacotes turísticos que contribuam para a notoriedade do território.
Programa
1. Introdução ao conceito de indústria(s)
1.1. Definição de indústria
1.2. Papel das indústrias na economia global
2. Indústrias culturais
2.1. Definição e características
2.2. Exemplos de indústrias culturais (música, cinema, literatura)
2.3. Contribuição das indústrias culturais para o turismo
3. Indústrias criativas
3.1. Definição e características
3.2. Setores das indústrias criativas (design, publicidade, novos media)
3.3. Relação com a inovação e tecnologia
4. Reflexão crítica: indústrias culturais e criativas são passíveis de diferenciação? 4.1. Diferenças teóricas e práticas
4.2. Zonas de interseção entre indústrias culturais e criativas
5. Visão internacional: cultura, criatividade e turismo
5.1. Análise global das indústrias criativas
5.2. Exemplos de destinos turísticos criativos
5.3. Impacto económico do turismo cultural e criativo
6. Exemplos de indústrias criativas a nível internacional
6.1. Casos de estudo: festivais de música e eventos culturais
6.2. Cidades Criativas da UNESCO
6.3. Integração da criatividade em destinos turísticos globais
7. Relevância das indústrias criativas nas escalas nacional, regional e local
7.1. Desenvolvimento económico regional e nacional
7.2. Regeneração urbana e promoção da coesão social
7.3. Criação de polos criativos e revitalização de comunidades
8. Componentes culturais e criativos no desenvolvimento do turismo
8.1. Integração de arte, música e cultura no turismo
8.2. Importância da autenticidade na experiência turística
8.3. Estratégias para a promoção cultural no turismo
9. Casos de estudo e demonstração de desenvolvimento turístico através de indústrias criativas
9.1. Regiões turísticas revitalizadas por indústrias criativas
9.2. Turismo baseado em eventos culturais
9.3. Aplicação de novos media no turismo criativo
10. Territórios inteligentes e as indústrias criativas
10.1. Conceito de territórios inteligentes
10.2. Integração de tecnologia e criatividade no turismo
10.3. Exemplos de territórios inteligentes no turismo criativo
11. Casos de estudo nacional e internacional sobre territórios inteligentes
11.1. Exemplos de territórios inteligentes em Portugal
11.2. Exemplos internacionais de sucesso
11.3. Impacto da tecnologia no desenvolvimento turístico
Atividades turísticas e a visão criativa na programação cultural integrada 12.1. Programação cultural e eventos criativos 12.2. Integração de festivais no planeamento turístico
12.3. Impacto dos eventos culturais na atratividade turística
13. Música e enoturismo: festivais e eventos culturais ligados às indústrias criativas 13.1. Enoturismo criativo: integração de vinícolas e música
13.2. Festivais de música em regiões vinícolas
13.3. Atração turística através da combinação de cultura e enologia
14. Viagens motivadas pela indústria cultural e criativa
14.1. Turismo cultural motivado pela música e artes
14.2. Viagens ligadas a festivais e eventos criativos
14.3. Tendências emergentes no turismo criativo
15. Tendências de mercado das indústrias culturais e criativas
15.1. Digitalização e o futuro das indústrias criativas
15.2. Sustentabilidade e práticas inovadoras
15.3. Novas formas de consumo cultural no turismo
16.Reflexão crítica sobre as tendências atuais e futuras (ensaios, casos de estudo)
16.1. Reflexão sobre as tendências emergentes nas indústrias criativas
16.2. Casos de estudo atuais que mostram o impacto das novas tendências
16.3. Discussão sobre o futuro do turismo criativo e cultural
Metodologia de avaliação
A avaliação será realizada de forma contínua e baseada em três componentes principais. A participação ativa (PA), com um peso de 20%, será avaliada através das intervenções nas aulas e seminários, e pela capacidade de ligação entre a teoria e a prática. Os trabalhos desenvolvidos ao longo das aulas (FT), com um peso de 30%, avaliarão a capacidade de pesquisa e desenvolvimento de tarefas atribuídas durante o curso. A investigação de campo (IC) e o portefólio (PF), com um peso de 50%, envolverão a realização de um projeto prático, que deverá ser compilado e apresentado no formato de portefólio, evidenciando a aplicação dos conhecimentos adquiridos.
Os alunos com estatuto especial (trabalhador-estudante, atleta de alta competição, entre outros) podem optar por ser avaliados através de uma prova escrita (frequência).
A fórmula para a classificação final (CF) será a seguinte: CF = (PA x 20%) + (FT x 30%) + (IC + PF x 50%).
Bibliografia
- AA., V. (2022). Avaliação do impacto da covid-19 nas indústrias culturais e criativas. UNESCO: UNESCO Publishing,
- Florida, R. (2002). The rise of the creative class: and how it's transforming work, leisure, community and everyday life. New York: Basic Books
- Innerhofer, E. e Pechlaner, H. e Borin, E. (2017). Entrepreneurship in Culture and Creative Industries: Perspectives from Companies and Regions. Oxford: Springer
- Lelo, K. (2019). From the Subsidized Muse to Creative Industries: Convergences and Compromises. Roma: Roma TrE-Press
Método de Ensino
Aulas teóricas de exposição; aulas práticas de projeto de simulação e visitas técnicas.
Software utilizado nas aulas
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Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: Ata da Reunião do CTC nº227 de 02/010/2024
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)