Publicação em Diário da República: Despacho n.º 7822/2020 - 07/08/2020
5 ECTS; 3º Ano, 1º Semestre, 28,0 PL + 28,0 TP + 14,0 OT , Cód. 820734.
Docente(s)
            - João Pedro Tomaz Simões (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
          Não se aplica.
Objetivos
          1 - Distinguir roteiro, itinerário e circuito e reconhecer usos práticos.
2 - Ler o território turístico e os serviços de apoio para suportar decisões de desenho.
3 - Planear um roteiro: objetivos, paragens, tempos, riscos e capacidade de carga.
4 - Aplicar sustentabilidade e acessibilidade com medidas operacionais simples.
5 - Produzir e publicar materiais de comunicação do roteiro em ambiente web com ArcGIS.
6 - Avaliar o roteiro com indicadores operacionais e propor melhorias.
Programa
          1 Tipologias de percursos turísticos: roteiro, itinerário e circuito
1.1 Definições operatórias e critérios de escolha por público, tempo e objetivo
1.2 Exemplos comparados e usos adequados em produtos culturais e de lazer
2 Leitura operatória do território e da paisagem turística
2.1 Identificação de recursos e serviços de apoio; fluxos e pontos críticos
2.2 Capacidade de carga em percursos de visita; leitura de riscos simples
3 Planeamento do percurso: objetivos, paragens, tempos e segurança
3.1 Quadro de planeamento: objetivos, sequência de paragens e tempos por segmento
3.2 Noções elementares de segurança: pontos sensíveis e medidas preventivas
4 Narrativa e mediação do roteiro: mensagens e materiais
4.1 Mensagens curtas por paragem; linguagem clara e etiqueta do visitante
4.2 Materiais de apoio: folha A4 ou texto para web coerente com o percurso
5 Orientação e logística em contexto urbano e rural
5.1 Leitura de sinalética, orientação pedonal e pontos de descanso
5.2 Boas práticas de visita e gestão de pequenos grupos
6 Sustentabilidade e acessibilidade aplicadas ao desenho de roteiros
6.1 Checklist de 10 pontos (acesso, informação, percursos, tempos, apoio)
6.2 Três medidas leves e viáveis de melhoria ambiental, social e operacional
7 ArcGIS Online para roteiros: web maps, StoryMaps e Instant Apps
7.1 Camadas hospedadas simples: Paragens (pontos) e Percurso (linha); edição de atributos básicos
7.2 Web map com simbologia e pop-ups (título, mensagem, tempo)
7.3 StoryMap com narrativa do roteiro e mapa embebido
7.4 Geração de uma app web com Instant Apps (modelo Nearby)
8 Avaliação básica de roteiros: indicadores operacionais e melhoria
8.1 Definição e cálculo de 45 métricas simples: tempo por segmento, densidade/lotação (13), incidentes (sim/não), cumprimento de regras (sim/não), acessibilidade por checklist
8.2 Ajustes ligeiros ao percurso e às mensagens com base nos indicadores; publicação final do StoryMap e da app
Metodologia de avaliação
          Regime geral: exame escrito individual (100%);
Dispensa de exame por frequência (opcional): cumulativamente, assiduidade mínima de 2/3; entrega, nos prazos, de todos os elementos no Teams; mínimos por componente; média de frequência igual ou superior a 9,5/20.
Componentes da frequência: Projeto de Roteiro em equipa (80%)  portfolio; web map com paragens e percurso; StoryMap com narrativa e secção de sustentabilidade/acessibilidade; app web (Instant App); quadro de cinco indicadores operacionais. Mínimo: 9,5/20. Reflexão individual (20%)  800  1 000 palavras ligando evidências a decisões e melhorias, com 3 - 4 referências; mínimo: 9,5/20.
Exame (épocas normal/recurso/especial): prova mista, escrita (60%) e trabalho prático (40%) equivalente ao projeto, entregue no Teams até à hora do exame; pode haver breve defesa para validação de autoria.
Bibliografia
          - Carroll, A. (2025). Maps: Lessons from a Lifetime of Creating Place-Based Narratives. Redlands, California:  Esri Press
- Chimenti, S.  e Tavares, A. (2020). Roteiro turístico: É assim que se faz. . (pp. 1-240). São Paulo:  Editora Senac 
- Diaz, B. (2015). Desarrollo y aplicacion de un modelo para el diseno de rutas turisticas personalizadas. (Vol. 1). Madrid:  Editorial Sintesis
- Ham, S. (2013). Making a Difference on Purpose. Golden, Colorado:  Fulcrum Publishing
- Leitão, J.  e Ratten, V.  e Braga, V. (2022). Tourism Entrepreneurship in Portugal and Spain: Competitive Landscapes and Innovative Business Models. London:  Springer Nature
- Lew, A. (2021). Tourism Spaces: Environments, Locations, and Movements. Oxford:  Routledge
- McKercher, B.  e Du Cros, H. (2012). Cultural Tourism: The Partnership Between Tourism and Cultural Heritage Management (2nd ed.). London; New York:  Routledge
- Mowforth, M.  e Munt, I. (2015). Development, Globalisation and New Tourism in the Third World. London; New York:  Routledge
- Timothy, D. (2020). Cultural Heritage and Tourism: An Introduction. Bristol, UK:  Channel View Publications (Multilingual Matters)
Método de Ensino
          TP: casos e exercícios em ArcGIS Online e micro-missões de observação com briefing/debrief em sala. PL: laboratório digital para web maps, StoryMaps e app (Instant Apps). OT: orientação em grupo. Gestão e entregas no Teams.
Software utilizado nas aulas
          ArcGis (ou equivalente);
Microsoft Teams
Microsoft Forms
Microsoft Sway
Publisher
Google Maps
Google Play
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: Ata da Reunião do CTC nº247 de 30/10/2025
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

















