Publicação em Diário da República: Despacho n.º 7822/2020 - 07/08/2020
5 ECTS; 3º Ano, 1º Semestre, 28,0 PL + 14,0 TP + 14,0 OT , Cód. 820733.
Docente(s)
- Sónia Carla Fidalgo Pais (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
NA
Objetivos
1. Munir os alunos de conhecimento teórico que lhes permita avaliar a importância dos eventos para o setor turístico.
2. Habilitar os alunos com competências práticas para a organização e gestão de eventos.
3. Aplicar conhecimentos adquiridos ao longo do semestre num caso prático.
Programa
1. Conceito de Evento
1.1 Definição
1.2 Eventos e turismo
2. Estratégia aplicada aos eventos
2.1 A missão
2.2 Os objetivos
2.3 As opções estratégicas
2.4 Estruturas organizacionais
3. Marketing de Eventos
3.1 Pesquisa de mercado
3.2 Análise SWOT
3.3 Público-alvo
3.4 Marketing mix
3.5 Patrocínios
4. Fases do Planeamento de Eventos
4.1 Tema e objetivos
4.2 Orçamento
4.3 Data, horários e localização
4.4 Serviços de outsourcing
4.5 Definição do programa
4.6 Cronogramas
5. Avaliação de eventos
5.1 Técnicas de avaliação
5.2 Objetivos da avaliação
5.3 Momentos da avaliação
6. Simulação prática
Metodologia de avaliação
- Teste de avaliação 60%
- Trabalho Preparação e execução das jornadas de turismo 40%;
- Avaliação por exame - (100%)
Bibliografia
- F. Larizzatti, M. (2005). Lazer e recreação para o turismo. Rio de Janeiro: Sprint
- Isidoro, A. e Simões, M. e Saldanha, S. e Caetano, J. (2013). Manual de organização e gestão de eventos.. Lisboa: Edições Sílabo
- Rasquilha, L. e Christiani, K. e Caetano, J. e Pedro, F. (2005). Gestão de Eventos. Lisboa: Quimera
- Vieira, J. (2015). Eventos e turismo: Planeamento e organização. Lisboa: Edições Sílabo
Método de Ensino
Aulas teóricas expositivas e interrogativas, intercaladas com aulas teórico-práticas onde serão aplicados conhecimentos através de simulação prática
Software utilizado nas aulas
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: Ata da Reunião do CTC nº247 de 30/10/2025
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

















