Publicação em Diário da República: Despacho n.º 7822/2020 - 07/08/2020
6 ECTS; 3º Ano, 1º Semestre, 28,0 T + 28,0 TP + 14,0 OT , Cód. 820732.
Docente(s)
- Sónia Carla Fidalgo Pais (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
N/A
Objetivos
1. Compreender os principais movimentos, correntes e expressões artísticas contemporâneas
1.1 Identificar as principais tendências da arte e cultura contemporânea.
1.2 Relacionar obras, artistas e movimentos com os contextos sociais, políticos e tecnológicos do seu tempo.
1.3 Reconhecer a diversidade de linguagens, meios e suportes utilizados na produção artística atual.
2. Desenvolver a capacidade crítica e interpretativa
2.1 Analisar obras de arte e manifestações culturais a partir de diferentes perspectivas teóricas e estéticas.
2.2 Refletir sobre o papel da arte contemporânea na construção de identidades e na crítica social.
2.3 Argumentar de forma fundamentada sobre a relevância e impacto das produções artísticas contemporâneas.
3. Estimular a criatividade e a reflexão interdisciplinar
3.1 Promover a exploração de práticas criativas inspiradas em correntes contemporâneas.
3.2 Estabelecer relações entre a arte e outras áreas, como o turismo e o património.
3.3 Incentivar a valorização da arte contemporânea como elemento transformador da sociedade.
Programa
1. Conceito de Arte Contemporânea
1.1 Definições e fronteiras do conceito de contemporâneo.
1.2 Diferença entre modernismo e contemporaneidade.
2. A Arte no século XX contexto histórico-cultural
2.1 As vanguardas artísticas do início do século XX.
2.2 Relação entre arte, política e transformações sociais.
2.3 O impacto da industrialização, urbanização e novas tecnologias na produção artística.
3. A Arte a partir da Segunda Guerra Mundial
3.1 Principais movimentos artísticos: expressionismo abstrato, pop art, minimalismo, arte conceptual, performance.
3.2 Expansão da arte urbana e das práticas artísticas coletivas.
4. O século XXI
4.1 Arte digital, instalação multimédia e novas tecnologias
4.2 O papel da globalização e das redes sociais na difusão da arte.
4.3 Novos mercados: economia criativa, colecionismo digital e NFTs.
4.4 Arte como instrumento de crítica social e ambiental.
5. A arte contemporânea em Portugal
5.1 Principais artistas e correntes portuguesas na contemporaneidade.
5.2 O papel das instituições culturais e museológicas em Portugal.
Metodologia de avaliação
A avaliação contínua será desenvolvida de acordo com as seguintes ponderações:
Realização de teste escrito com ponderação de 50%
Realização de tarefas em aula com ponderação de 35%
Assiduidade e participação ativa com ponderação de 15%
Avaliação por exame: 100%
Bibliografia
- Archer, M. (2013). Arte Contemporânea: uma história concisa. São Paulo: Martins Fontes
- Figueiredo, J. (2013). Histórias da Arte Contemporânea em Portugal. Lisboa: Documenta
- Osborne, P. (2013). Anywhere or Not at All: Philosophy of Contemporary Art. Londres: Verso
- Pereira, P. (1997). História da Arte Portugesa. (Vol. 3). Lisboa: Circulo de Leitores
Método de Ensino
As aulas serão desenvolvidas de forma expositiva com base em bibliografia e referências multimédia.
Serão estimulada a capacidade crítica dos alunos face às obras apresentadas.
Software utilizado nas aulas
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: Ata da Reunião do CTC nº247 de 30/10/2025
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

















