Publicação em Diário da República: Despacho n.º 7822/2020 - 07/08/2020
4 ECTS; 2º Ano, 1º Semestre, 28,0 T + 28,0 TP + 14,0 OT , Cód. 820723.
Docente(s)
- Susana Isabel Caetano Domingos (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
NA
Objetivos
Os alunos deverão aperfeiçoar competências de comunicação geral em língua alemã. Do mesmo modo devem dominar um discurso específico das diversas áreas profissionais do
turismo, da hotelaria e da restauração.
Os alunos deverão dominar vocabulário relativo às várias temáticas estudadas; dominar a ortografia e pronúncia em língua estrangeira de modo a entabularem diálogos em situações
práticas e profissionais.
Programa
1. Tipos de turismo: turismo de montanha, turismo cultural, turismo de praia, turismo de natureza,
turismo religioso, turismo de saúde e bem-estar, turismo de negócios.
2. Destinos turísticos: cidade, campo, praia.
3. Marketing turístico: promoção turística, informação turística, feiras de turismo.
4. Património e diversidade cultural: guia turístico, património material e imaterial.
5. Literatura, arte e património: turismo literário, turismo cinematográfico, turismo patrimonial.
6. Turismo e tendências de mercado: mercados turísticos, turismo ecológico e sustentável.
Metodologia de avaliação
Avaliação Contínua (para se enquadrarem na avaliação contínua, os alunos participam em 70% das aulas teóricas e teórico-práticas)
- Participação ativa na sala de aula, incluindo realização de exercícios e fichas de trabalho/avaliação por competências: 20%
- Situações autênticas / Dramatizações: 30%
- Prova escrita: 50% (nota mínima: 8,5 valores sem arredondamento
Avaliação Periódica:
- Prova escrita: 50%(nota mínima: 8 valores sem arredondamento para admissão a prova oral)
- Trabalho de projeto: 20%
- Prova oral: 30%
Exame final e Melhoria de nota:
- Prova escrita: 50% (nota mínima de 9,5 valores para admissão a prova oral)
- Prova oral: 50%
Bibliografia
- Levy-Hillrich, D. (2017). Kommunication im Tourismus. (Vol. I). Munchen: Goethe-Institut
- Muller, M. e Rusch, P. e Scherling, T. e Wertenschlag, L. (2018). Optimal A1/A2. (Vol. I e II). Berlin: Langenscheidts
Método de Ensino
Aulas teórico práticas nas quais se desenvolverão as competências de compreensão dos discursos
e expressões escrito e oral, através da realização de simulações e análise de documentos de multimedia e outros.
Software utilizado nas aulas
Microsoft Teams
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: Ata da Reunião do CTC nº247 de 30/10/2025
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

















