Publicação em Diário da República: Despacho n.º 7822/2020 - 07/08/2020
4 ECTS; 2º Ano, 1º Semestre, 28,0 T + 28,0 TP + 14,0 OT , Cód. 820723.
Docente(s)
- Susana Isabel Caetano Domingos (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Conhecimentos adquiridos em alemão I.
Objetivos
Os alunos deverão aperfeiçoar competências de comunicação geral em língua alemã. Do mesmo modo devem dominar um discurso específico das diversas áreas profissionais do
turismo, da hotelaria e da restauração.
Os alunos deverão dominar vocabulário relativo às várias temáticas estudadas; dominar a ortografia e pronúncia em língua estrangeira de modo a entabularem diálogos em situações
práticas e profissionais.
Programa
1. Tipos de turismo: turismo de montanha, turismo cultural, turismo de praia, turismo de natureza,
turismo religioso, turismo de saúde e bem-estar, turismo de negócios.
2. Destinos turísticos: cidade, campo, praia.
3. Marketing turístico: promoção turística, informação turística, feiras de turismo.
4. Património e diversidade cultural: guia turístico, património material e imaterial.
5. Literatura, arte e património: turismo literário, turismo cinematográfico, turismo patrimonial.
6. Turismo e tendências de mercado: mercados turísticos, turismo ecológico e sustentável.
Metodologia de avaliação
Avaliação Contínua (para se enquadrarem na avaliação contínua, os alunos participam em 70% das aulas teóricas e teórico-práticas)
- Participação ativa na sala de aula, incluindo realização de exercícios e fichas de trabalho/avaliação por competências: 20%
- Situações autênticas / Dramatizações: 20%
- Prova escrita: 60% (nota mínima: 8,5 valores sem arredondamento
Avaliação Periódica:
- Prova escrita: 75%(nota mínima: 8 valores sem arrendondamento para admissão a prova oral)
- Prova oral: 25%
Exame final e Melhoria de nota:
- Prova escrita: 50% (nota mínima de 9,5 valores para admissão a prova oral)
- Prova oral: 50%
Bibliografia
- Levy-Hillrich, D. (2017). Kommunication im Tourismus. (Vol. I). Munchen: Goethe-Institut
- Muller, M. e Rusch, P. e Scherling, T. e Wertenschlag, L. (2018). Optimal A1/A2. (Vol. I e II). Berlin: Langenscheidts
Método de Ensino
Aulas teórico práticas nas quais se desenvolverão as competências de compreensão dos discursos
e expressões escrito e oral, através da realização de simulações e análise de documentos de multimedia e outros.
Software utilizado nas aulas
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: Ata da Reunião do CTC nº227 de 02/010/2024
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)