Publicação em Diário da República: Despacho n.º 9184/2020 - 25/09/2020
6 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 28,0 PL + 28,0 TP + 5,0 OT , Cód. 81430.
Docente(s)
- Manuela Sofia da Conceição Silva (1)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
NA
Objetivos
A. Entender a língua portuguesa como um instrumento de acesso a formas de representação da
mundivisão e da mundivivência, aprendendo casos paradigmáticos da realização linguística
coerente e coesa de representação.
B. Desenvolver competências gramaticais e discursivas no âmbito da gramática da frase, do texto e do discurso.
C. Compreender e interpretar textos orais e escritos, de acordo com as teorias interpretativas e
de análise do discurso.
D. Produzir textos com técnicas/modelos diversificados, tendo em conta a situação enunciativa e
reconhecendo a importância da adequação do discurso à situação de comunicação.
E. desenvolver competências e técnicas de compreensão e expressão oral e escrita, dominando
as noções de espaço e de tempo na realização e produção do discurso; dominar estilos de
escrita adequados ao contexto e à situação enunciativa; dominar as formas de oralidade
adequadas ao contexto comunicativo.
Programa
1-Comunicação e linguagem
1.1-Comunicação verbal e não verbal
1.2- Ruido na Comunicação
2-O texto e as técnicas de expressão escrita
2.1-Texto oral e o texto escrito
2.2-Tipologias textuais (resumo, síntese, texto argumentativo)
2.3- Técnicas de produção textual
2.4-Etapas da produção textual (planificação, textualização e revisão)
2.5-Mecanismos de coesão e coerência textual
3-Textos do domínio funcional
3.1. Textos associados à procura de emprego/ especificidades e contextos de uso:
3.1.1. Anúncios de emprego: análise e interpretação;
3.1.2. Currículos multiformato;
3.1.3. Comunicações escritas associadas à apresentação de candidaturas (carta de
motivação/apresentação);
3.1.4. Notas biográficas;
3.1.5. Requerimentos.
4-A oralidade e as técnicas de expressão oral e de conversação:
4.1- Os atos da fala
4.2- A Deixis
4.3- O debate
4.4- A entrevista
4.5- A apresentação/exposição
Metodologia de avaliação
Avaliação contínua (pressupõe a participação em 2/3 das aulas):
- Prova escrita: 70% (nota mínima de 8 valores);
- Trabalho c/ exposição oral: 20%;
- Trabalho em contexto de sala de aula: 10%;
Trabalhador- estudante:
Frequência/Exame/Recurso:
- Prova escrita: 100%
Exame/Recurso:
- Prova escrita: 100%
Considera-se que o estudante obtém aprovação à unidade curricular com classificação final igual ou superior a 9,5 valores.
Bibliografia
- Correia, J. (1978). Introdução às técnicas de Comunicação e de Expressão. (Vol. 1). (pp. 1---). Lisboa: Novidades Pedagógicas
- Faria , I. (1996). Introdução à Linguística Geral. Lisboa: Caminho
- Figueiredo, E. (2003). Da língua ao Discurso. (Vol. 1). (pp. 1---). Porto: Porto Editora
- LOPES, M. (2015). Gramática Prática de Português. . Lisboa: Raiz Editora
Método de Ensino
a)Aulas teóricas e expositivas;
b) Realização de fichas de trabalho;
c)aulas teórico-práticas onde se propõe a realização de exercícios práticos de produção das
diversas tipologias textuais.
d) apresentações orais;
e)Tutorias Online
Software utilizado nas aulas
PowerPoint
Plataforma TEAMS
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 15 de dezembro de 2023
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)