Publicação em Diário da República: Despacho nº 3393/2016 - 04/03/2016
4 ECTS; 3º Ano, 2º Semestre, 45,0 TP , Cód. 9152333.
Docente(s)
- Maria Fernanda Pires Aparício (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não aplicável.
Objetivos
Apresentar as diversas abordagens e teorias de liderança e negociação e discutir a sua importância para a gestão.
Programa
1. Liderança
1.1.Introdução: Gestão e Liderança.
1.2.Metáforas Organizacionais e Paradigmas de
Governação Organizacional.
1.3. Abordagens do estudo da liderança: Traços e
Comportamentos.
1.4. Teorias e Modelos de Liderança
1.5. Teoria da Troca Líder-Membro.
1.6. Liderança Transformacional e Carisma.
1.7. Liderança de Equipas de trabalho.
1.8. O Papel do Líder de Equipas
1.9 As Atitudes do Líder
1.10. A Delegação
1.11. A Definição Objectivos
1.12. O Acompanhamento e Controlo
1.13. A relação da liderança com outras variáveis
organizacionais.
2. Negociação
2.1. Introdução à Negociação
2.2. A importância da Negociação
2.3. Princípios Básicos da Negociação
2.4. Fases da Negociação
2.5. Estratégias e Táticas de Negociação
2.6. Dilema do Negociador
Metodologia de avaliação
Avaliação contínua, através dos seguintes elementos:
i) Avaliação em aula (realização de exercícios ou trabalhos): 20% peso na avaliação final.
ii) Duas Frequências: com peso na avaliação final de 40% cada.
Em qualquer uma das frequências é necessário obter a nota mínima de 8 valores.
São aprovados e dispensados de exame os alunos cuja classificação final seja igual ou superior a 9,5 correspondente à média ponderada obtida nos elementos anteriores i) e ii).
Avaliação por exame: prova escrita (100%).
Bibliografia
(1996). Processos de Liderança. Lisboa: Horizonte
(2003). A Essência da Liderança. Lisboa: Editora RH
(2013). Leadership: Theory and Practice.. Thousand Oaks: Sage.
(2016). Negociação. Lisboa: Edições Sílabo
(2021). Manual de Gestão Construtiva de Conflitos. (Vol. 1). Lisboa: Edições Univ. Fernando Pessoa
Método de Ensino
A metodologia de ensino corporiza aulas teórico-práticas. Dá-se ênfase aos métodos: expositivo, para apresentação dos quadros teóricos de referência e participativo com análise e resolução de exercícios e casos práticos para uma melhor compreensão.
Software utilizado nas aulas
Não aplicável.
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: Ata da Reunião do CTC nº220 de 15/05/2024
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)