Publicação em Diário da República: Despacho nº 3393/2016 - 04/03/2016
5 ECTS; 3º Ano, 1º Semestre, 60,0 TP , Cód. 9152326.
Docente(s)
- José Manuel Barros Pinheiro Nogueira (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não há pré-requisitos, mas aconselha-se que os alunos tenham conhecimentos elementares de Gestão.
Objetivos
Pretende-se que os alunos consigam identificar e analisar o fenómeno do Empreendedorismo, que detenham os principais conceitos, modelos e ferramentas que os habilitem a participar inteligentemente no processo de criação e gestão de start-ups e que adquiram uma predisposição positiva para o processo.
Programa
I - INTRODUÇÃO AO EMPREENDEDORISMO
1. Empreendedorismo; conceitos gerais.
2. O Empreendedorismo em Portugal e no mundo.
2.1. O empreendedorismo e a atividade económica.
2.2. Determinantes nacionais do empreendedorismo
2.3. Determinantes pessoais do empreendedorismo.
2.4. Influência da esfera nacional cultural.
2.5. Notas finais.
II - O EMPREENDEDOR
1. Definições de empreendedor.
2. A decisão de empreender.
3. O histórico do empreendedor.
4. Diferenciar inventores, empreendedores e gestores.
5. Características genéricas do empreendedor bem sucedido.
6. A equipa da nova empresa.
III - O PROCESSO DE INOVAÇÃO E A IDENTIFICAÇÃO DE OPORTUNIDADES.
1. Oportunidades e ideias.
2. Fontes de novas ideias.
3. Tendências na envolvente ambiental e oportunidades.
4. Métodos de geração de novas ideias.
5. Avaliação das ideias.
6. A proteção da propriedade intelectual.
6.1. Patentes
6.2. Marcas
6.3. Direitos de autor
7. O modelo de negócio (A Tela do Modelo de Negócio).
8. Franchising.
IV - O PLANO DE NEGÓCIOS
1. Utilidade e as partes componentes do Plano de Negócios.
2. Análise e formulação da Estratégia da nova empresa.
3. O Plano de Marketing da nova empresa.
4. Reunião e gestão dos Recursos Humanos.
5. A Forma Jurídica e as formalidades da criação da nova empresa.
6. O Financiamento da nova empresa.
7. Análise Económico-Financeira da nova empresa.
8. A apresentação do Plano de Negócios.
Metodologia de avaliação
Avaliação contínua
- Trabalho de grupo com apresentações quinzenais(100%)
Alunos com classificação inferior a 9,5 valores são admitidos a exame.
Avaliação em épocas de exame
- Trabalho com discussão (100%)
Bibliografia
- Carvalho, L. e Costa, T. (2015). Empreendedorismo: uma visão global e integradora. Lisboa: Edições Sílabo
- Dantas, J. e Moreira, A. (2011). O processo de inovação. Lisboa: LIDEL
- Osterwalder, A. e Pigneur, Y. e Bernarda, G. e Smith, A. (2015). Criar Propostas de Valor. Lisboa: D. Quixote
- Sarkar, S. (2014). Empreendedorismo e Inovação. Lisboa: Escolar Editora
Método de Ensino
Aulas teórico-práticas. As ideias de negócio (trabalhos de grupo) dos alunos são desenvolvidas e acompanhadas pelo docente ao longo das aulas.
Software utilizado nas aulas
Não aplicável
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: Ata da Reunião do CTC nº229 de 06/11/2024
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)