Publicação em Diário da República: Despacho nº 14433/2024 - 05/12/2024
4 ECTS; 3º Ano, 2º Semestre, 30,0 PL + 30,0 TP + 4,0 OT , Cód. 912342.
Docente(s)
- Jorge Manuel Afonso Antunes (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
NA
Objetivos
Fornecer as bases teóricas e os métodos que permitirão ao futuro engenheiro compreender os fundamentos do processo tecnológico de corte por arranque de apara. Os temas abordados tratam as questões relacionadas com o mecanismo de formação da apara, geometria da ferramenta, fluidos de corte e dos materiais para ferramentas. No final será abordado o cálculo de operações de maquinagem.
Programa
1 Introdução 2 Classificação das máquinas-ferramenta 2.1 Monocortantes 2.2 Policortantes 2.3 Abrasivas 2.4 Selecção das máquinas-ferramenta 3 Ferramenta de corte 3.1 Movimento de trabalho e planos principais 3.2 Superfícies e ângulos da ferramenta de corte 3.3 Ferramentas abrasivas 4 Materiais para ferramentas de corte 4.1 Propriedades fundamentais dos materiais 4.2 Tipos de materiais 4.3 Revestimentos para ferramentas de corte 5 Formação da apara 5.1 Corte oblíquo e ortogonal 5.2 Mecanismo de formação da apara 5.3 Forma da apara 5.4 Mecânica do corte ortogonal 5.5 Esforços no corte 6 Fluidos de corte 6.1 Objetivos e características dos fluidos de corte 6.2 Classificação dos fluidos de corte 6.3 Aditivos 6.4 Seleção do fluído de corte 6.5 Forma de aplicação dos fluidos de corte 7 Notas sobre cálculo de operações de maquinagem 7.1 Introdução 7.2 Conceitos fundamentais 7.3 Furação 7.4 Torneamento 5.5 Fresagem 8. Maquinagem CNC
Metodologia de avaliação
A avaliação será realizada através de prova escrita. Para aprovação, o aluno terá que obter um mínimo de 9,5 valores.
Bibliografia
- Antunes, J. (2022). Introdução às máquinas-ferramenta. Abrantes: Apontamentos do docente
- Casillas, A. (1981). Formulário técnico. (Vol. 1). Brasil: Mestre Jou
- Walsh, R. (2001). Handbook of Machinig and Metalworking Calculations. New York: McGRAW-HILL
Método de Ensino
Teórico-Práticas (expositivas e resolução de exercícios) e Práticas Laboratoriais (realização de trabalhos práticos)
Software utilizado nas aulas
CATIA V5 - Módulo de Maquinagem Assistida por Computador(Fresadora e Torno)
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

















