IPT Logotipo do IPT

Ano Letivo: 2023/24

Engenharia Informática

Tópicos de Gestão de Empresas

<< voltar ao Plano Curricular

Publicação em Diário da República: Despacho n.º 8644/2020 - 08/09/2020

4 ECTS; 2º Ano, 2º Semestre, 28,0 PL + 28,0 TP , Cód. 911939.

Docente(s)
- Bruno Manuel de Almeida Santos (1)
- Ana Isabel Gaspar Pacheco (2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
N/A

Objetivos
O desígnio da presente u.c. é fomentar o espírito inovador, empreendedor e em gestão de empresas, dos
alunos, dotando-os duma visão genérica sobre o fenómeno do empreendedorismo e seus
determinantes e condicionantes, transmitindo os principais conceitos, modelos e ferramentas que
permitam analisar e participar inteligentemente no processo de criação e gestão de novos
negócios.
Sendo o plano de negócios um instrumento essencial no processo de criação e gestão de novos
negócios, a presente disciplina, após uma introdução sobre o processo de inovação e
empreendedor, focalizar-se-á em transmitir aos alunos as componentes essenciais de um plano
de negócios efetivo e as competências genéricas para análise e uma primeira abordagem à construção do mesmo.
Pretende-se, assim, que os alunos consigam identificar e analisar o fenómeno do
Empreendedorismo/gestão, que detenham os principais conceitos, modelos e ferramentas que os
habilitem a participar inteligentemente no processo de criação e gestão de start-ups e que
adquiram uma predisposição positiva para o referido processo.

Programa
I. O que é uma Organização
1. A evolução histórica da teoria das Organizações
2. Empresa ? um caso particular de Organização
3. A Empresa versus o Meio Ambiente
4. A estrutura da empresa
5. Tipos de Organização
II – INTRODUÇÃO AO EMPREENDEDORISMO
1. Empreendedorismo; conceitos gerais.
2. O Empreendedorismo em Portugal e no mundo.
III - O EMPREENDEDOR
1. Definições de empreendedor.
2. A decisão de empreender.
3. O histórico do empreendedor.
4. Diferenciar inventores e empreendedores.
5. Características genéricas do empreendedor bem sucedido.
IV – O PROCESSO DE INOVAÇÃO E A IDENTIFICAÇÃO DE OPORTUNIDADES.
1. Oportunidades e ideias.
2. Fontes de novas ideias
3. Tendências na envolvente ambiental e oportunidades.
4. Métodos de geração de novas ideias.
5. O modelo de negócio (A Tela de Negócios).
V – O PLANO DE NEGÓCIOS
1. As partes componentes do plano de negócios
2. A apresentação do plano de negócios.
VI – ANÁLISE E FORMULAÇÃO DA ESTRATÉGIA
1. Visão e missão.
2. Análise externa (geral e da indústria).
3. Análise interna.
4. Análise SWOT.
5. Estratégias genéricas.
VII - O PLANO DE MARKETING DA NOVA EMPRESA
1. Conceitos genéricos de Marketing.
2. Estudo de mercado.
3. Segmentação.
4. Escolha do mercado alvo e posicionamento.
5. A marca.
6. O marketing-mix.
VIII – A FORMA JURÍDICA DA NOVA EMPRESA
1. As empresas singulares.
2. As sociedades.
3. As formalidades da criação da nova empresa.
IX – ANÁLISE ECONÓMICO-FINANCEIRA DA NOVA EMPRESA (breve Introdução)
1. A atividade da empresa.
2. Demonstrações financeiras.
3. Rácios de análise económico-financeira.
X - ANÁLISE DE PROJETOS DE INVESTIMENTO (breve Introdução)
1 – Regras de decisão de investimento. (Payback; VAL; TIR)

Metodologia de avaliação
Avaliação Contínua: Realização de um trabalho de grupo. Os alunos ficam aprovados com
classificação igual ou superior a 9,5 (nove e meio) valores.
Avaliação por Exame - Época Normal: Prova escrita. Serão considerados aprovados à disciplina
os alunos com classificação igual ou superior a 10 (dez) valores.
Avaliação por Exame - Época Recurso: Prova escrita. Serão considerados aprovados à disciplina
os alunos com classificação igual ou superior a 10 (dez) valores.

Bibliografia
- António, N. e Trigo, V. (1991). Pequenas Empresas – Sucessos e Insucessos. Lisboa: Edições Sílabo
- Arnold, J. e Chapman, S. (2000). Introduction to Materials Management. usa: Prentice Hall
- Baranano, A. (2004). Métodos e Técnicas de Investigação em Gestão. Lisboa: Edições Sílabo
- Buckingham, M. (2005). Gestor de Sucesso. (Vol. 1). Lisboa: Biblioteca Exame
- Osterwalder, A. e Pigneur, Y. (2011). Criar Modelos de Negócios . 1,. Alfragide: D. Quixote
- Rua e Melo, O. (2015). Estratégia, competitividade e internacionalização. Porto: Vida Económica
- Silva, E. (2015). Projeto de Investimento - Estudo de um caso. Porto: Vida Económica
- Silva, E. (2018). Relatório económico-financeiro - Análise de casos. Porto: Vida Económica

Método de Ensino
Sessões de cariz teórico com apresentação de conteúdos e sessões de cariz mais práticos com apresentação de temas da atualidade, discussão de case studies e desenvolvimento de trabalho prático.

Software utilizado nas aulas
N/A

 

Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: Aprovada na Ata nº 18/2024 de 17/04

Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

 

 


<< voltar ao Plano Curricular
NP4552
Financiamento
KreativEu
erasmus
catedra
b-on
portugal2020
centro2020
compete2020
crusoe
fct
feder
fse
poch
portugal2030
poseur
prr
santander
republica
UE next generation
Centro 2030
Lisboa 2020
Compete 2030
co-financiado