Publicação em Diário da República: Despacho n.º 8644/2020 - 08/09/2020
15 ECTS; 3º Ano, Anual, 56,0 OT , Cód. 911930.
Docente(s)
- Luís Miguel Lopes de Oliveira (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não aplicável.
Objetivos
1. Planear e desenhar um projeto, recorrendo às metodologias e às boas-práticas aceites internacionalmente.
2. Aplicar as competências e os conhecimentos técnicos mais adequados para a resolução de problemas de projeto
3. Desenvolver um projeto, autonomamente e em equipa
4. Testar as soluções técnicas propostas no projeto
5. Defender as soluções técnicas achadas mais adequadas para o projeto
6. Relatar todas as componentes do projeto
Programa
1. Seminários sobre temas relacionados com o desenvolvimento dos projetos, com participação de outros docentes e de especialistas externos.
2. Metedologias para o levantamento de requisito.
3. Comparar e avaliar soluções existentes de forma a estabelecer o estado da arte relativamente às tecnologias de suporte e/ou às soluções similares existentes.
4. Testes funcionais e não funcionais.
5. Elaboração da documentação relativa à execução do projeto e dos resultados alcançados.
Metodologia de avaliação
O projeto envolve 405 horas de trabalho, que em média correspondem a três dias de trabalho semanais do estudante ao longo de 28 semanas.
Antes do início do ano letivo é divulgada a lista de projetos e os respetivos objetivos. Os projetos são propostos pelos docentes da unidade curricular ou pelos alunos. Os projetos propostos pelos alunos são validados por uma comissão de docentes nomeados pelo responsável da unidade curricular.
O projeto deve ser realizado em grupo de dois estudantes, sendo admitido em casos excecionais que se realizem por apenas um aluno ou por grupos de três alunos.
A avaliação da UC de projeto incide sobre: o plano de trabalhos; relatório de progresso; apresentações intercalares; cartaz do projeto; relatório de projeto e discussão pública final. O júri de avaliação tem pelo menos três membros e inclui o arguente, o orientador e um docente da área de especialidade do trabalho desenvolvido.
Bibliografia
- Pressman, R. (2005). Software Engineering a Practitioners Approach. NY: McGraw-Hill
Método de Ensino
Os seminários, em articulação com o projeto, destinam-se à introdução de temas relevantes para a execução dos projetos. O projeto envolve a conceção e implementação de uma solução baseada em soluções TIC. Medelogia baseada no paradigma PBL.
Software utilizado nas aulas
O tipo de software a utilizar está fortemente relacionado com o projeto a desenvolver.
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 18 de dezembro de 2024
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)