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Engenharia Civil

Projeto de Direção Técnica de Obra

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Publicação em Diário da República: Despacho nº 10366/2022 - 24/08/2022 (Parceria ESTT/ESAI)

10 ECTS; 3º Ano, Anual, 96,0 TP , Cód. 908974.

Docente(s)
- Carlos Jorge Trindade da Silva Rente (1)(2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
n.a.

Objetivos
A unidade curricular é composta por 9 tópicos que abrangem as principais vertentes da execução da obra e da gestão
de recursos. que permitirão aos estudantes adquirir conhecimento e domínio:
- dos procedimentos para a execução das especialidades de acordo a tipologia da construção;
- da execução dos trabalhos de especialidades (estruturas, redes de abastecimento de águas e saneamento, térmica,
acústica etc.);
- da gestão, controlo e produtividade da execução de uma obra
- do controle de qualidade dos processos construtivos;
- da segurança do estaleiro e da obra.

Programa
1- Organização da produção
2- Plano de trabalhos, Equipamentos e Segurança
3- Preparação do projeto para Obra
4- Preparação dos trabalhos
5- Gestão de equipamentos
6- Planeamento e controlo de empreitadas
7- Gestão da execução da obra
8- Controlo técnico da execução da obra
9- Receção Provisória da Empreitada

Metodologia de avaliação
Avaliação: épocas de frequência e exames.
Inclui prova escrita cotada para 20 valores e componente de trabalho prático cotado para 20 valores.
A classificação final é a soma das duas componentes com ponderação
0,3 para a prova escrita e 0,7 para o trabalho.
Aprovação: mínimo em cada componente 9 valores e classificação final, igual ou superior a 10 valores

Bibliografia

Método de Ensino
Execução do projeto e análise das especialidades de uma construção corrente, simulando a
atividade profissional, em contexto real ou simulado. Os docentes e/ou estudantes podem propor
temas de trabalho enquadrados nos objetivos da UC.

Software utilizado nas aulas
A designar em função do trabalho proposto para cada aluno.

 

 

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Garantir o acesso à educação inclusiva, de qualidade e equitativa, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos

 


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