Design e Tecnologia das Artes Gráficas

Gestão da Qualidade

<< voltar ao Plano Curricular

Publicação em Diário da República: Despacho nº 9182/2020 - 25/09/2020

4 ECTS; 3º Ano, 1º Semestre, 30,0 TP + 3,0 O , Cód. 964449.

Docente(s)
- Ana Paula Gerardo Machado (1)(2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Não aplicável.

Objetivos
1.Conhecer os conceitos básicos e os princípios da Qualidade e aplicar nos processos das organizações. Aplicar as boas regras da comunicação.
2.Conhecer os referenciais normativos para Sistemas de Gestão da Qualidade, Ambiente e Segurança e perceber o seu enquadramento e o benefício dos Sistemas Integrados.
3.Perceber e implementar os requisitos da NPENISO 9001 e NPENISO 17025, nas versões em vigor: aplicar todos os requisitos na elaboração de processos, procedimentos e documentos. Conhecer os princípios das auditorias e aplicar.
4.Implementar medidas para a melhoria continua com base no ciclo PDCA.


Programa
1. Conceitos básicos sobre Qualidade.
2. Ciclo de vida e aptidão ao uso.
3. Evolução da Função Qualidade nas organizações.
4. Gestão da Qualidade e Sistemas de Suporte à Qualidade
5. Sistema Português da Qualidade.
6. Custos da Qualidade
7. Controlo da Qualidade
8. Enquadramento e requisitos das Normas ISO relativas à Gestão da Qualidade, Ambiente e Segurança. Sistemas Integrados.
9. Certificação de empresas e acreditação de laboratórios.
10. Ferramentas da Qualidade.
11. Análise dos requisitos da Norma NP EN ISO 9001 e NPENISO 17025, versões em vigor;
12. Implementação de Sistemas de Gestão da Qualidade (SGQ) com base na Norma ISO 9001, versão em vigor.
13. Auditorias da Qualidade.
14. Melhoria continua.
15. Importância da comunicação na implementação de SGQ
16. Importância da Liderança na implementação de SGQ

Metodologia de avaliação
Avaliação Contínua
Elaboração de trabalho escrito, obrigatório, realizado em grupo de 3 elementos, preferencialmente. Classificação na escala de zero a vinte, com ponderação de 40% na classificação final. Nesta componente, 30% da avaliação é atribuida à apresentação e discussão do trabalho, de forma individual. A escala de classificação para esta componente oral é de zero a 20 valores.
Prova escrita, com classificação na escala de zero a vinte, com ponderação de 60% na classificação final.

Dispensa de exame: nota mínima de 8 valores na prova escrita e classificação total, nota ponderada, maior ou igual a 9,5 valores, na avaliação contínua;

Avaliação por Exame, em todas as épocas
Trabalho escrito obrigatório, realizado ao longo do semestre, com apresentação e defesa nos termos definidos para a avaliação continua, escala de classificação de zero a vinte, com ponderação de 40% na classificação final.

Prova escrita, com classificação na escala de zero a vinte, com ponderação de 60% na classificação final.
São aprovados os alunos com nota mínima de 8 valores na prova escrita e classificação total, nota ponderada, maior ou igual a 9,5 valores.

Bibliografia
- Capricho, L. e Lopes, A. (2007). Gestão da Qualidade. Lisboa: RH Ed,
- Dafeo, J. (2016). Juran's Quality Handbook. (Vol. 1). Ohaio: McGraw-Hill Education
- Machado, A. (2020). Apontamentos Gestão da Qualidade. IPT: IPT
- Monteiro, , I. (2009). Apontamentos Gestão da Qualidade. (Vol. 1). IPT: IPT
- Ramos Pires, A. (2004). Qualidade-Sistemas de Gestão da Qualidade. Lisboa: Sílabo

Método de Ensino
Aulas expositivas e interativas com apresentação dos conceitos teóricos e componente prática com debate sobre as interpretações e metodologias propostas para a garantia e gestão da qualidade. Análise de casos reais.

Software utilizado nas aulas
Não aplicável.

 

Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 15 de novembro de 2025

Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

 

 


<< voltar ao Plano Curricular
ISO 9001
NP4552
SGC
KreativEu
erasmus
catedra
b-on
portugal2020
centro2020
compete2020
crusoe
fct
feder
fse
poch
portugal2030
poseur
prr
santander
republica
UE next generation
Centro 2030
Lisboa 2020
Compete 2030
co-financiado