Publicação em Diário da República: Despacho nº 9182/2020 - 25/09/2020
5.5 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 45,0 T + 15,0 TP + 4,0 O , Cód. 96443.
Docente(s)
- Isabel Maria da Cruz Ferreira (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não aplicável.
Objetivos
1. Explicar aspetos neurofisiológicos da visão; caracterizar princípios da organização percetiva segundo a Gestalt; desenvolver capacidade de representação dos princípios básicos da Gestalt; analisar sombras; caracterizar as cores do ponto vista psicológico e psicossociológico; diferenciar principais tipos de combinações de cores; construir combinações de cores eficazes do ponto de vista comunicativo.
2. Suscitar reflexão sobre a perceção visual em diversos contextos.
Programa
1. Delimitação conceptual da unidade curricular
2. Perceção e conhecimento (memória visual e pensamento visual)
3. Neurofisiologia da visão (principais estruturas do olho e suas funções; caminho dos sinais visuais até ao cérebro; funcionamento de células corticais visuais: simples, complexas e hipercomplexas)
4. Teoria da Gestalt e principais leis do agrupamento percetivo (proximidade, semelhança, simetria, figura-fundo e reversibilidade, continuidade, preenchimento, boa-forma, generalização, assimilação e contraste)
5. Contornos subjetivos e Ilusões visuais (Muller-Lyer, Zollner, Poggendorff, Vertical-horizontal, Necker, Ponzo, Hering)
6. Sombras (perceção figuras concavas e convexas)
7. Principais características das cores e combinações de cores, segundo R. Montechaud (contraste e analogia) e de J. Itten (7 tipos de contraste)
8. Cor e legibilidade (relação cor da letra e cor do fundo)
9. Expressão das cores (significado psicológico e psicossociológico).
Metodologia de avaliação
1. Em época de frequência, realização de uma avaliação escrita no final do semestre para admissão ou dispensa de exame final. São dispensados de exame, os estudantes com classificação igual ou superior a 9,5 (nove vírgula cinco) valores.
2. Avaliação escrita nas épocas de exame estabelecidas.
3. Condições específicas: se em qualquer uma das provas escritas a classificação for maior ou igual a 16 (dezasseis) valores, o estudante é admitido a uma prova oral (de igual peso que a prova escrita) e a nota final é a média das provas. Caso não compareça será atribuída a classificação de 15 (quinze) valores.
Bibliografia
- ARNHEIM, R. (1998). Arte e percepção visual. São Paulo: Pioneira
- GLEITMAN, H. (2014). Psicologia. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
- HELLER, E. (2017). A Psicologia das Cores. Como as cores afetam a emoção e a razão. São Paulo: Editorial Gustavo Gili.
- ITTEN, J. (2018). Art de la couleur. Paris: Dessain e Tolra.
- MONTCHAUD, R. (2014). La couleur et ses accords. Paris: Fleurus Idées.
Método de Ensino
Sessões T com exposição oral, apoiadas por datashow. Sessões TP: realização de experiências e confronto dos resultados com os obtidos em estudos científicos; resolução de exercícios sobre alguns conteúdos; análise de diversos estudos sobre perceção.
Software utilizado nas aulas
Não aplicável.
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 15 de novembro de 2025
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

















