IPT Logotipo do IPT

Design e Tecnologia das Artes Gráficas

Desenho

<< voltar ao Plano Curricular

Publicação em Diário da República: Despacho nº 9182/2020 - 25/09/2020

3 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 30,0 TP , Cód. 96441.

Docente(s)
- João Manuel de Sousa Nunes Costa Rosa (1)(2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Não Aplicável

Objetivos
1 Saber ver/interpretar
2 Manipular expressão em sintaxe
3 Adequar composição à ideia a comunicar
4 Desenvolver soluções simples
5 Adequar a representação a um modelo, conceito, tipo ou significação
6 Demonstrar cultura gráfica e visual
7 Usar termos adequados
8 Demonstrar sentido crítico

Programa
I Expressão Vs. conteúdo: Substância e forma
II Estrutura: Esqueleto, relação, composição e elementos estruturais, partes
III Configuração: Figura-fundo, contorno, partes e todo, elementos constituintes
IV Dimensão: Tamanho, proporção, escala
V Dinâmica: Equilíbrios, estaticismo, tensão, movimento e ritmo
VI Qualidade: Qualidade formal e qualidade expressiva. Filtros, oposições, contrastes
VII Demarcação: Espessuras. Qualidade da expressão e da representação
VIII Outros elementos da expressão e da composição: Valores tonais, cor, brilho, iluminação, textura, agudez, material, ponto de vista, enquadramento, opacidade, transparência, toque, penetração, sobreposição
IX Cultura gráfica: Design e movimentos de vanguarda do século XX
X Tipologias de registo: Modo representativo e modo presentativo. Simplificação por acentuação e por nivelamento
XI Iconicidade: Relação representação-representado e referente
XII Iconograma e pictograma: Classes e processos de analogia
XIII Esquemática: Simplificação por nivelamento. Signos visuais ilustrativos e signos visuais pictogramáticos
XIV Conteúdo Vs. expressão: Assunto, tema e mensagem Vs. sintaxe visual e elementos morfológicos e da expressão visual

Metodologia de avaliação
•Realização de exercícios e trabalhos práticos, para demonstração de competências e domínio de conteúdos; dado o carácter formativo desta avaliação, esta expressa-se qualitativamente durante o período de contacto do seguinte modo: Insuficiente, Suficiente, Bom e Muito Bom.
• Só são admitidos a frequência os alunos que tenham frequentado pelo menos dois terços das aulas.
•Os trabalhos têm OBRIGATÓRIAMENTE de estar, todos , disponíveis na plataforma Teams da UC, até 48 h antes, do dia da frequência.
• Em Frequência os alunos apresentam e defendem os trabalhos ou exercícios propostos e colocados no teams, devidamente concluídos e incorporando eventuais sugestões de melhoria e de transformação. Todos os trabalhos têm o mesmo peso.
Classificação final quantitativa, de zero a vinte valores.
•Só são admitidos a exame os alunos que, tendo sido avaliados em frequência, não tendo obtido aproveitamento positivo na mesma.
O exame consiste na apresentação e defesa dos trabalhos ou tarefas, devidamente alterados.
Classificação final quantitativa, de zero a vinte valores.

Bibliografia
- Acaso, M. (2006). El Languaje Visual. Barcelona: Paidós
- Cosette, C. (1983). Les images démaquillés. Approche scientifique de la communication par l?image. Québec: Les Éditions Riguil Internationales
- Dondis, D. (1997). A Sintaxe da Linguagem Visual. São Paulo: Martins Fontes
- Pipes, A. (2008). Fondantions of art and design. Londres: Laurence King Publishing.

Método de Ensino
a) Aulas expositivas/teóricas: conteúdos/processos/técnicas;
b) Exercícios aplicação: repres. visual, componente expressiva/informativa/comunicacional;
c) Aulas síntese/produto;
d) Avaliação sumativa: demonstração-valoração competências/conhecimen.

Software utilizado nas aulas
Não Aplicável

 

Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: Aprovada na Ata nº 34/2025 de 08/01

Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

 

 


<< voltar ao Plano Curricular
NP4552
Financiamento
KreativEu
erasmus
catedra
b-on
portugal2020
centro2020
compete2020
crusoe
fct
feder
fse
poch
portugal2030
poseur
prr
santander
republica
UE next generation
Centro 2030
Lisboa 2020
Compete 2030
co-financiado