Cinema e Media Digitais

Média e Sociedade

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5 ECTS; 1º Ano, Anual, 45,0 TP , Cód. 83718.

Docente(s)
- Raquel Palma Tomé de Sousa Botelho (1)(2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
NA

Objetivos
1. Estabelecer e identificar as relações entre média e sociedade:
-Analisar criticamente o papel dos média na construção social da realidade.
- Reconhecer os média como agentes de poder e de influência cultural.

2. Compreender os conceitos de comunicação de massa, mass média, cultura e transmédia:
-Distinguir comunicação de massa e mass média.
- Interpretar cultura mediática e convergência.
-Explorar narrativas transmédia e novas formas de receção.

3. Compreender aspetos ligados à produção, ou seja, às indústrias dos média, na sua relação com o mundo social
- Analisar a economia política e social da produção mediática.
- Relacionar estruturas de produção com agendas sociais, culturais e políticas.

4. Aprofundar teorias
-Aplicar contributos centrais do pensamento sobre média e sociedade.
-Comparar teorias clássicas com abordagens contemporâneas.

Programa
1. Introdução à sociologia dos média:
-Conceitos de mediação, esfera pública e indústria cultural.
-Perspetivas clássicas: teoria crítica (Adorno & Horkheimer), esfera pública (Habermas), estudos culturais (Stuart Hall).


2. Produção: a indústria dos média e a sua relação com o mundo social:
-Economia política dos média e condicionamentos da produção (Herman & Chomsky modelo da propaganda).
-Estruturas industriais, regulação e impacto social.
-Tensão entre produção independente e mainstream.

3. Conteúdo: representações do mundo social
-Representações de género, raça, classe e poder.
-Teoria da representação e da codificação/decodificação (Hall).

4. Audiência: comunicação de massas e os seus efeitos no público:
-Modelos de receção: teoria hipodérmica, efeitos limitados, usos e gratificações.
-Agenda-setting (McCombs & Shaw), framing (Goffman/Entman), cultivation theory (Gerbner).
-Da audiência passiva à audiência ativa.

5. Novos média e sociedade
-Sociedade em rede (Castells).
-Cultura da convergência (Jenkins).
-Impacto dos novos média nas práticas sociais e culturais.

6. Novos média e a disseminação da informação
-Economia da atenção e algoritmos.
-Fake news, desinformação e fact-checking.
-Democracia digital e bolhas informativas (Pariser – filter bubble).

7. Novos média e redes: da massificação à fragmentação:
-Do modelo de massas à segmentação de públicos.
-Long tail (Anderson) e microtargeting.
-Comunidades digitais e participação em rede.

8. Dinâmicas participativas
-Jornalismo cidadão e “produsage” (Bruns).
-Crowdfunding e produção colaborativa.
-Participação política e cultural em rede (Papacharissi – esfera pública online).


Metodologia de avaliação
Avaliação por Frequência:
Nesta época, a avaliação da UC é contínua.
- Trabalho análise de filme – 30%
- Trabalho de reflexão teórica – 30%
- Prova escrita - 40%
A nota final corresponde à média ponderada destes três elementos de avaliação.
A não realização de um três elementos de avaliação, ou a média de todos inferior a 10, implica a admissão a exame.A apresentação dos trabalhos é obrigatória. A não apresentação implica a anulação do trabalho.


* Avaliação por Exame
- Teste final – 60%
- Nota época de frequência - 40%


Em Época Especial aplica-se o definido em Avaliação por Exame.

A classificação final da UC resulta da média ponderada das classificações obtidas nas componentes acima definidas.

Bibliografia
- Burton, G. (2010). Media and Society: Critical Perspectives. England: University Press
- Cho, H. e Cannon, J. e Lopez, R. e Li, W. (2022). Social Media Literacy: a conceptual Framework. USA: New Media and Society
- Guzman, A. e Lewis, S. (2020). Artificial Intelligence and communication: a human-machine Communication research agenda. .: New Media and Society

Método de Ensino
1. Exposição de conteúdos teóricos
2. Análise de casos de estudo exibidos em sala de aula
3. Debate a partir de trabalhos apresentados sobre os casos de estudo

Software utilizado nas aulas
NA

 

 

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Garantir o acesso à educação inclusiva, de qualidade e equitativa, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos
Alcançar a igualdade de género e empoderar todas as mulheres e raparigas

 


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