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Cinema Documental

Pós-produção Áudio

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Publicação em Diário da República: Despacho nº 6320/2018 - 28/06/2018

5 ECTS; 3º Ano, 1º Semestre, 45,0 PL + 15,0 TP + 3,0 OT , Cód. 817741.

Docente(s)
- Helder Filipe Marques Pereira Gonçalves (1)(2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
N/A

Objetivos
Levar os alunos a ter uma escuta atenta e com a acuidade necessária para resolver desafios estéticos e técnicos durante processos de montagem e mistura de som.
Preparar para contextos profissionais onde diferentes funções na pós-produção de som são implementadas (Foley, ADR, design criativo, criação musical para media, montagem e mistura)
Implementar no uso de um DAW as distintas tarefas essenciais para o desenvolvimento de um projecto multidisciplinar e em articulação com outros profissionais.
Levar a usar controladores externos e plugins de efeitos e de instrumentos virtuais que promovem uma mais rápida produtividade técnica e criativa (por vezes com recurso ao MIDI)

Programa
1. A prática profissional do design de som
1.1 Som para grandes e para pequenas produções
1.2 Cargos e estratégias
1.3 Análise de testemunhos de profissionais do som
1.4 Software de referência
2. Elementos teóricos de linguagem audiovisual
2.1 O som dentro e fora da diegese
2.2 Importância do som acusmático
2.3 Possibilidades de transdiegese e subjetividade sonora
2.4 "Síncrese" e criação de sons
3. Tecnologia de estúdio (corretiva e criativa)
3.1 Soluções "standalone" e plugins em software DAW
3.2 Normalização, EQ, compressores/limitadores e Reverb
3.3 Redução de ruído e otimizações (voz e outros sons)
3.4 Elementos práticos de masterização
4. Produção MIDI
4.1 Instrumentos virtuais (samplers e sintetizadores)
4.2 Tonalidades e outras estruturas
4.3 Tempos, compassos e texturas
4.4 Preparação de samples; o sampler no design de som
5. Sincronização de som e imagem com e sem timecode
5.1 Montagem de som oriundo da rodagem
5.2 ADR (dobragem)
5.3 Estratégias de microfones em Foley
5.4 Novos sistemas digitais de auxílio ao sincronismo
6. Espacialização sonora (estéreo e multipontos)
6.1 Opções de recolha de som com informação espacial
6.2 Tratamento do estéreo M/S
6.3 Criação artificial de movimentação e colocação no espaço
6.4 Preparação e exportação do som surround

Metodologia de avaliação
Avaliação por Frequência
20% - Assiduidade e Participação
20% - Duas composições musicais de estilo contrastante, recorrendo aos instrumentos virtuais sugeridos
20% - Exercício de montagem, correção de som captado e enriquecimento de sons para imagens documentais
20% - Exercício de Foley e ADR
20% - Concretização e exportação de um breve projeto fílmico (grupo)

Avaliação por Exame (Época Normal, Época de Recurso e Época Especial).30% - Duas músicas de estilo contrastante
70% - Design de som com mistura binaural para filme proposto

A avaliação é feita de acordo com o disposto no Art.º 11º do Regulamento Académico das Escolas do IPT. Estão dispensados/as de Exame os/as estudantes que em Frequência obtenham nota igual ou superior a 10 valores.

Bibliografia
- Beauchamp, R. (2013). Designing sound for animation. New York : Focal Press
- Gonçalves, H. (2023). O Som e a Música no Cinema Português Contemporâneo: Processos Criativos seguido de Entrevistas. Lisboa: Documenta
- Holman, T. (2010). Sound for Film and Television. England: Focal Press
- Marques , M. (2014). Sistemas e Técnicas de Produção Áudio. Lisboa: Lidel/FCA
- Sonnenschein, D. (2001). Sound Design. EUA: Michael Wiese Productions

Método de Ensino
1. Aulas teórico-práticas, expositivas e demonstrativas, visando uma aprendizagem com larga autonomia
2. Exercícios individuais e em grupo de produção e criação sonoras para filmes
3. Visionamento e escuta de segmentos de filmes

Software utilizado nas aulas
(Audacity)
Waveform Pro / Pro Tools (ou outro DAW)
Microsoft Teams
(Premiere / Resolve)

 

Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 05 de dezembro de 2024

Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

 

 


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