Publicação em Diário da República: Despacho nº 6320/2018 - 28/06/2018
5 ECTS; 3º Ano, 1º Semestre, 60,0 TP + 3,0 OT , Cód. 817726.
Docente(s)
- Liliana Cristina Vidais Rosa (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Proficiência em língua inglesa
Objetivos
A. Identificar os elementos formais de interseção e delimitação entre ficção e não-ficção em cinema.
B. Compreender os critérios taxonómicos aplicados ao cinema documental.
C. Conhecer as fórmulas de construção fílmica associadas aos géneros do documentário.
Programa
1. Ficção vs Não-ficção: elementos distintivos, interseção e complementariedade
2. Taxonomia dos géneros cinematográficos: propostas e debate
3. Géneros do documentário: categorias e convenções formais
4. Fórmulas de construção fílmica em cinema documental
5. Produção de exercícios fílmicos
Metodologia de avaliação
1. Avaliação por Frequência
1.1 Assiduidade e intervenção regular sobre as temáticas-filmes em discussão nas aulas (10%).
1.2 Produção de 1 exercício fílmico de 10-15 minutos de duração (vale 80%). O exercício fílmico é individual e deverá incidir sobre um género do documentário (à escolha do aluno).
Elaboração de 1 memória descritiva (vale 10%) relativa ao exercício fílmico produzido pelo aluno.
2. Avaliação por exame
2.1 Época Normal, Época de Recurso e Época Especial: será solicitado o mesmo exercício fílmico (vale 90%) e a mesma memória descritiva (vale 10%) que no contexto de avaliação por frequência (100%).
A avaliação é feita de acordo com o disposto no Art.º 11º do Regulamento Académico das Escolas do IPT. Estão dispensados/as de Exame os/as estudantes que em Frequência obtenham nota igual ou superior a 10 valores.
Bibliografia
- León, B. (2001). O Documentário de Divulgação Científica. Avanca: Edições Cine-Clube de Avanca
- Marcus, D. e Kara, S. (2016). Contemporary Documentary. New York: Routledge
- Martins, P. (2011). O Cinema em Portugal: Os Documentários Industriais de 1933 a 1985. Lisboa: Imprensa Nacional Casa da Moeda
- Nichols, B. (2010). Introduction to Documentary. Bloomington: Indiana University Press
Método de Ensino
1. Aulas teórico-práticas expositivas
2. Visionamento e análise de filmes
3. Aulas prático-laboratoriais para produção de exercícios
Software utilizado nas aulas
1. Plataforma utilizada
1.1 Microsoft Teams
2. Software necessário para aplicação dos conhecimentos adquiridos
2.1 Microsoft Word
2.2 Adobe Acrobat Reader
2.3 Open Office
2.4 VLC Media Player
2.5 Quick Time Player
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 05 de dezembro de 2024
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)