Publicação em Diário da República: Despacho nº 6320/2018 - 28/06/2018
6 ECTS; 2º Ano, 2º Semestre, 30,0 PL + 30,0 TP + 3,0 OT , Cód. 817722.
Docente(s)
- Andreia Saraiva Santos (1)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não aplicável.
Objetivos
A. Conhecer as diferentes funções numa equipa de produção cinematográfica
A1. Fases de produção de um filme e as funções do DF
B. Compreender o fluxo de trabalho numa equipa de imagem
B1. A importância do trabalho de equipa na industria
C. Consolidar os conceitos de luz, cor e composição
C1. função e relação entre diferentes conceitos
E. Desenvolver um discurso imagético a partir da análise de obras
E1. Ganhar autonomia e desenvolver um estilo imagético próprio
Programa
1. Equipa de produção
1.1. Procedimentos e fluxo de trabalho
2. Problemas técnicos
2.1. Antecipação e solução
3. Cor e imagem
3.1. Princípios e controlo
4. Exposição
4.1. Princípios e procedimentos
5. Enquadramento
5.1. Objetivas e composição
Metodologia de avaliação
Avaliação por frequência
Apresentação de exercícios
Exercício#1 Cena adaptada #1 (20%)
Exercício#2 Cena adaptada #2 (20%)
Exercício#3 Cena adaptada #3 (20%)
Exercício#4 Projeto Final (20%)
Assiduidade e Participação: 20%
Avaliação por exame (normal, recurso, especial)
Apresentação de exercícios
Exercício#1 Cena adaptada #1 (25%)
Exercício#2 Cena adaptada #2 (25%)
Exercício#3 Cena adaptada #3 (25%)
Exercício#4 Projeto Final (25%)
A avaliação é feita de acordo com o disposto no Art.º 11º do Regulamento Académico das Escolas do IPT. Estão dispensados/as de Exame os/as estudantes que em Frequência obtenham nota igual ou superior a 10 valores
Bibliografia
- Blain, B. (2012). Cinematography - Theory and Practice. United Kingdom: Elsevier Inc
- MALKIEWICZ, K. (1986). Film Lighting. Nova Iorque: Prentice-Hall
- SCHAEFER, D. e SALVATO, L. (2013). Masters of Light. California: University of California Press
- STORARO, V. (2004). Storaro: Writing With Light Trilogy. California: Aperture
Método de Ensino
1. Exposição dos conteúdos (modo síncrono)
2. Leitura do manual de apoio (modo assíncrono)
3. Visionamento e análise de filmes e/ou excertos de filmes (modo síncrono e assíncrono)
4. Exercícios práticos (modo síncrono e assíncrono)
Software utilizado nas aulas
DaVinci Resolve
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: Reunião de 27 de março de 2024
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)