Publicação em Diário da República: Despacho nº 6320/2018 - 28/06/2018
6 ECTS; 2º Ano, 1º Semestre, 30,0 PL + 30,0 TP + 3,0 OT , Cód. 817716.
Docente(s)
- Helder Filipe Marques Pereira Gonçalves (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Conhecimentos sobre som, propagação e recepção.
Prática com captura de som e organização de ficheiros de som no computador.
Objetivos
Levar os alunos a ter uma escuta atenta e com a acuidade necessária para resolver desafios estéticos e técnicos durante processos de montagem e mistura de som.
Potenciar um correcto trabalho de criação sonora original, uma abordagem completa às técnicas de Foley e de ADR (dobragem).
Levar a planificar de forma coerente e actualizada soluções de sonorização para documentário, ficção e contextos experimentais.
Compreender as múltiplas funções de uso de música em mistura de som para cinema.
Centrar no uso de um DAW as distintas tarefas essenciais para a implementação de um projecto multidisciplinar e em articulação com outros profissionais.
Programa
1. Teorias e conceitos do design de som
1.1 Espacialização sonora
1.2 Sons inusitados
1.3 Supervisão e controlo final na mistura
1.4 Som e diegese
2. Escuta crítica
2.1 Som como signo
2.2 Escutas reduzida, causal, semântica, referencial
2.3 Música com índice
2.4 Oitavas e intervalos da série dos harmónicos
3. Aplicações do design de som (para além do Cinema Documental)
3.1 Som em instalações
3.2 Som em cinema experimental
3.3 Música acusmática
3.4 Plasticidade sonora
4. Tecnologias do design de som
4.1 Estéreo, surround, atmos
4.2 Monitores
4.3 Equalizadores, Reverberadores e Compressores
4.4 DAW, automatismos e BUS
4.5 Tratamento do áudio
5. Técnicas e práticas do design de som
5.1 Posicionamento de microfones
5.2 Musique concrète
5.3 Criação de sons pela manipulação
5.4 Criação de sons por síntese e/ou mescla
5.5 Supervisão sonora
6. A prática profissional do design de som
6.1 Captação para sonoteca
6.2 Foley
6.3 ADR
6.4 Montagem e mistura de som
Metodologia de avaliação
Avaliação por frequência
20% - Assiduidade e participação
20% - A1. Exercício experimental, a partir de captação envolvendo sincronismo (à partida)
15% - A2. Realização de tarefas práticas de referência no trabalho de design de som
20% - A3. Trabalho prático: criação da banda sonora para um anúncio
25% - A4. Trabalho prático: criação da banda sonora para um excerto narrativo (pares)
Avaliação por Exame (Época Normal, Época de Recurso e Época Especial)
30% - A1. Captação de som para imagem e apresentação de montagem síncrona; criação de segunda versão do vídeo, com elementos de irrealismo nos aspectos sonoros
70% - A2. Sonorização de um excerto de filme de animação
A avaliação é feita de acordo com o disposto no Art.º 11º do Regulamento Académico das Escolas do IPT. Estão dispensados/as de Exame os/as estudantes que em Frequência obtenham nota igual ou superior a 10 valores.
Bibliografia
- Chion, M. (2011). A Audiovisão Som e Imagem no Cinema. Lisboa: Edições texto&grafia
- Gonçalves, H. (2023). O Som e a Música no Cinema Português Contemporâneo: Processos Criativos seguido de Entrevistas. Lisboa: Documenta
- Holman, T. (2010). Sound for Film and Television.. England: Focal Press
- Marques , M. (2014). Sistemas e Técnicas de Produção Áudio. Lisboa: Lidel/FCA
- Sonnenschein,, D. (2002). Sound Design the Expessive Power of Music, Voice, and Sound Effects in Cinema. New York: Michael Wiese Productions Studio
Método de Ensino
1. Aulas teórico-práticas, expositivas e demonstrativas, visando uma aprendizagem com larga autonomia
2. Exercícios individuais e em grupo de produção e criação sonoras para filmes
3. Visionamento e escuta de segmentos de filmes
Software utilizado nas aulas
(Audacity)
Waveform / Pro Tools (DAW)
Microsoft Teams
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 05 de dezembro de 2024
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)