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Cinema Documental

Cinema Experimental

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Publicação em Diário da República: Despacho nº 6320/2018 - 28/06/2018

4 ECTS; 2º Ano, 1º Semestre, 60,0 TP + 3,0 OT , Cód. 817714.

Docente(s)
- Nuno André Mourisco Ferreira da Silva (1)(2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Não aplicável.

Objetivos
a) Desenvolver um percurso semi-histórico pelo Cinema Experimental como foco no século XX e nas suas principais vanguardas;
b) Compreender a influência dos movimentos artísticos na génese de novas formas de linguagem visual. Explorar as técnicas, os motivos, os desenvolvimentos e aportações;
c) Compreender a contemporaneidade das obras e a relação do autor com dinâmicas históricas, sociais e políticas;
d) Estimular o desenvolvimento autoral e experimental através da produção de exercícios fílmicos, utilizando aspectos formais das vanguardas supracitadas.

Programa
1. O despontar da arte moderna. Cruzamento de movimentos e formas de arte. Impressionismo, Cubismo, Futurismo, Dadaísmo. Desafios entre as diferentes formas de arte: dança, pintura, poesia, música, escultura, moda e literatura;
2. As vanguardas vintistas. Cinema puro e cinema absoluto. A arte da colagem. O cinema como forma de arte, não-narrativa;
3. O desenvolvimento da arte pela arte. A técnica como expressão artística. O abstracionismo e a virtuosidade. O sair da obsessão realista na arte da imagem;
4. A influência da psicanálise. A inexplicável lógica do sonho. O cinema onírico. O surreal como expressão do real;
5. A montagem como associação livre e as narrativas desconstruídas. Questões de representação: cinema e género;
6. A cultura e a arte como representação. As massas, os centros, as elites e as periferias. Representar a realidade em que se vive, construir a realidade pela representação;
7. Do "underground" ao "main-stream". Da "cultura popular" à "pop-art". O "kitsch", a arte das formas e as formas de arte;
8. Depois do populismo do Underground, o regresso às estruturas e os processos. Combinação de premeditação e acaso nas filmagens.A percepção/sensação da audiência. O "materialismo-estrutural";
9. O regresso da "anti-arte" e da simplicidade. O humor, a crítica às elites e às instituições. Além da noção de arte como um dom ou profissão. Um outro "ready-made" e "pret-a-porter";
10. Regresso à crítica da linguagem (neo-dadaísmo). Efeitos de dissociação. O "detournement". A sociedade do espetáculo. Cinema crítico;
11. Intimidade e extimidade. O cinema do quotidiano como forma experimental e documental. A experiência pessoal e o seu universal;
12. Cinema Arte - Derek Jarman e Peter Greenaway. A arte electrónica e a video-arte. Young British Artists. Do Cinema Expandido ao cinema instalação.

Metodologia de avaliação
Avaliação contínua:

Assiduidade e participação - 20%
Exercício 1 - Abstracionismo - 10%
Exercício 2 - Surrealismo - 10%
Exercício 3 - Contra-Cultura - 10%
Exercício 4 - Cinema Estrutural - 10%
Exercício 5 - Letrismo Situacionismo - 10%
Exercício final - 30%

Exame (época normal, recurso e especial):
Exercício 1, 2, 3, 4 e 5 - 50%
Exercício final - 50%

Bibliografia
- Adams Sitney, P. (2002). Visionary Film: The American Avant-Garde, 1943-2000. Oxford: Oxford University Press
- Audrey Foster, G. e Winston-Dixon, W. (2002). Experimental Cinema, The Film Reader. London: Routledge
- O'Pray, M. (2003). Avant-Garde Film: Forms, Themes and Passions. New York: Columbia University press - Wallflower Press
- Rees, A. (2011). A History of Experimental Film and Video. Londres: British Film Institute

Método de Ensino
A - Exposição oral;
B - Visionamento participativo de filmes;
C - Produção de exercícios fílmicos.

Software utilizado nas aulas
Adobe Premiere Pro;
DaVinci Resolve.

 

Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 05 de dezembro de 2024

Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

 

 


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