Publicação em Diário da República: Despacho nº 6320/2018 - 28/06/2018
4 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 60,0 TP + 3,0 OT , Cód. 81771.
Docente(s)
- André Rui Nunes Bernardes da Cunha Graça (1)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Objetivos
1. Habilitar os alunos a desenvolver grelhas de leitura da história do cinema e a compreender os seus momentos principais desde o pré-cinema até meados do Século XX.
2. Situar criticamente obras fílmicas referenciais nos movimentos e tendências em que se inserem.
3. Capacidade de pensar o cinema enquanto objetos culturais, inseridos num determinado contexto, sociedade e época.
4. Capacidade de compreensão das diferentes dimensões discursivas do cinema no período em estudo.
Programa
I Historiografia do cinema
1. Histórias da história do cinema
II. Pré-cinema, cinema das atrações e cinema narrativo
1. Da invenção tecnológica à utilização para fins narrativos
2. O sistema de projeção
3. O cinema como ilusão
4. Cinema mudo: film d'art europeu e cinema histórico americano
5. O "kinetoscope" de Edison
6. Os Lumière e o cinematógrafo
7. Os pioneiros portugueses
8. O cinema fantástico de Méliès
9. Edwin Porter e a emergência da linguagem fílmica
10. David Griffith e a emancipação da estética cinematográfica
III. As Vanguardas artísticas
I. O expressionismo alemão
1. A interpretação clássica
2. Um cinema de caraterísticas nacionais
3. Vanguardismo do cinema de Weimar
4. A vanguarda soviética
5. O tempo histórico da vanguarda
6. Cinema, revolução e vanguarda
IV. Cinema mudo Vs cinema sonoro
1. Os problemas clássicos de sonorização
2. Transformações na produção fílmica e no formato do espetáculo
3. Evolução estética do cinema
4. As resistências ao sonoro
V. Hollywood e géneros cinematográficos
1. O cinema clássico americano e o seu discurso
2. Mecanismos de padronização: estúdios; géneros e star system
3. O modelo narrativo
4. Géneros
5. O caso do film noir
Metodologia de avaliação
1. Elaboração de um trabalho escrito (Recensão crítica) sobre uma referência bibliográfica, um filme, um autor, ou conjunto de filmes (40%)
1.1 Critérios de avaliação do texto (40%)
a) Organização do texto em secções: página de rosto (autoria, título, local, ano); índice; corpo do trabalho; referências consultadas
b) Trabalho com um mínimo de 1500 palavras e máximo de 2500.
c) Síntese crítica das ideias fundamentais da referência bibliográfica ou das obras.
d) Capacidade de expressão, análise e referenciação
e) Capacidade de desenvolvimento e articulação de raciocínio crítico.
1.3 Submissão do trabalho escrito
a) Na plataforma Teams.
b) Ficheiro word como no exemplo: Nomedoaluno-InvençãoDoCinema.
c) Submissão terá de ser realizada até às 23:59 do dia 15 de dezembro
2. Uma prova escrita (Frequência) no final do semestre (60%)
3. Exame (Ep Normal
Prova Escrita sobre o programa letivo (100%)
4. Exame (Ep Recurso
Prova Escrita sobre o programa letivo (100%)
A avaliação é feita de acordo com o disposto no Art.º 11º do Regulamento Académico das Escolas do IPT. Estão dispensados/as de Exame os/as estudantes que em Frequência obtenham nota igual ou superior a 10 valores.
Bibliografia
- Aumont, J. (2009). Dicionário teórico e crítico do cinema. Lisboa: Texto & Grafia
- Bertteto, P. (2019). Uma história do cinema. Lisboa: Texto e Grafia
- Bordwell, D. (1993). El arte cinematográfico. Barcelona: Paidós
- Bordwell, D. (2003). Film history. An introduction. New York: McGraw-Hill
- Gubern, R. (2005). Historia del cine. Barcelona: Editorial Lumen
- Noriega, J. (2003). Historia del cine. Madrid: Alianza Editorial
Método de Ensino
a) Aulas presenciais. Aulas online de complemento
b) Visionamento e análise de filmes
c) Exposição e debate a partir de apresentação relativa às matérias
Software utilizado nas aulas
Microsoft Teams
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 15 de dezembro de 2023
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)