Publicação em Diário da República: Despacho n.º 7701/2016 09/06/2016
6 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 27,0 TP + 27,0 TC , Cód. 3008131.
Docente(s)
- Alexandra Águeda de Figueiredo (1)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não aplicável
Objetivos
Compreensão e aprendizagem das técnicas de trabalho arqueológico em campo.
A unidade curricular visa proporcionar aos estudantes a aprendizagem prática das técnicas de intervenção arqueológica, intrusiva e não intrusiva, bem como os trabalhos/métodos e técnicas de levantamento, análise, interpretação e registo em campo, apoiada na sua compreensão teórica, de acordo com distintos modelos arqueográficos.
Programa
1. Dada a natureza da disciplina, os alunos serão colocados em contexto real de escavação, sendo introduzidos às possibilidades teóricas de intervenção no decurso da formação prática. As aulas funcionarão, por essa razão, de forma concentrada e intensiva, podendo haver outras aulas mais teóricas associadas.
1. Planeamento e organização: autorizações, logistica e práticas de gestão.
2. Preparação da área a escavar: Limpeza, Planta topográfica, registo espacial: Técnicas e equipamentos.
3. Montagem de quadrículas e pontos de referência: O uso da estação total e outros mecanismos de levantamento de dados.
4. Escavação: técnicas e implementação
5. Levantamento de dados: Desenho de estruturas e perfis, Compreensão e interpretação de contextos, Fotografia digital vectorizada, Georeferênciação: coordenadas e cotas.
6. Tratamento de dados e de materiais e estabilização, acondicionamento de materiais e etiquetagem de contextos, análise de micro-contextos, fotografia digital, fotogrametria e desenho.
7. Interpretação arqueográfica: matriz de Harris, interpretação de estruturas e relações contextuais, inventário em bases de dados e análise dos matérias recolhidos, análise espacial de contextos.
Metodologia de avaliação
A avaliação é realizada por frequência e exame, com colocação de questões. 30% da pergunta de desenvolvimento existente na frequência e exame considerará a sua participação prática.
Bibliografia
- Barker, P. (1982). Techniques of archaeological excavation. Londres, : Batsford
- Harris, E. (1993). Princípios de Estratigrafía Arqueológica. Barcelona: Crítica, Colección Crítica Arqueologia,
- Renfrew, C. e Bahn, P. (1991). Arqueology: Theories, Methods and Practice. Londres: Thames and Hudson
Método de Ensino
As aulas teóricas serão lecionadas por apresentação e discussão de casos de estudo e conteúdos sobre a metodologia e as técnicas. A componente prática é desenvolvida na participação do aluno em campo, num projeto de arqueologia concreto.
Software utilizado nas aulas
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável