Publicação em Diário da República: Despacho n.º 428/2023 de 09/01/2023
6 ECTS; 3º Ano, 1º Semestre, 42,0 TP + 2,0 OT , Cód. 8297128.
Docente(s)
- Hália Filipa da Costa Santos (1)
- Andreia Maria Alves de Almeida (2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
- Pré-requisitos: Conhecimentos de comunicação e marketing.
- Co-requisitos: Participação em atividades práticas e a elaboração de um projeto final
Objetivos
a) Compreender os fundamentos teóricos das relações públicas e dos média.
b) Desenvolver habilidades práticas no uso de ferramentas de comunicação digital.
c) Analisar e criar conteúdos multimédia para campanhas de relações públicas.
d) Avaliar a eficácia de estratégias de comunicação em diferentes plataformas.
Programa
1. Fundamentos de Relações Públicas
1.a) História e evolução das relações públicas
1.b) Ética e legislação em relações públicas
2. Novos Média e a Comunicação Digital
2.a) Redes sociais e seu impacto na comunicação
2.b) Ferramentas digitais de comunicação (blogs, podcasts, vídeos)
3. Produção de Conteúdos Multimédia
3.a) Criação de conteúdos para diferentes plataformas
3.b) Técnicas de storytelling e "engajamento" do público
4. Avaliação e Análise de Campanhas de Comunicação
4.a) Métodos de avaliação de impacto e eficácia
4.b) Estudos de caso de campanhas bem-sucedidas e falhas
Metodologia de avaliação
Avaliação por Frequência
Nesta época, a avaliação da UC é contínua e resulta da seguinte média ponderada: Participação
- 20% + Trabalho Teórico Prático - 40% + Apresentação de Trabalho - 40%.
O/A estudante
obtém aprovação à UC, de acordo com o disposto nos Pontos 11 e 12, do Artigo 11º, do
regulamento Académico do IPT.
Avaliação por Exame
Nesta época, a avaliação da UC resulta da seguinte média ponderada: Trabalho Teórico Prático, cujo enunciado é divulgado no decorrer do semestre - 50% e Apresentação do Trabalho - 50%. O aluno deverá enviar o trabalho escrito até 2 dias antes da sua defesa. Nesta UC aplica-se o ponto 3 do artº 11º do Regulamento Académico das Escolas do IPT (exclusão de Exame). O/A estudante obtém aprovação à UC, de acordo com o disposto nos Pontos 11 e 12, do Artigo 11º,do regulamento Académico do IPT.
Trabalhadores-estudantes
A avaliação indicada aplica-se também aos Trabalhadores-estudantes. Os Trabalhadores-Estudantes devem contactar o/a docente no decorrer das duas primeiras duas semanas de aulas para tomarem conhecimento de sua forma de avaliação.
Estudantes Erasmus
A avaliação indicada aplica-se também aos estudantes Erasmus. Os estudantes Erasmus devem contactar o/a docente para tomarem conhecimento de sua forma de avaliação, no prazo de duas semanas após a sua chegada.
Bibliografia
- Barqueiro , C. e Barqueiro , C. (2007). O Livro de Ouro das Relações Públicas. (Vol. 1). (pp. 5-240). Lisboa: Porto Editora. Lisboa
- McLuhan, M. (1964). Understanding Media: The Extensions of Man . (Vol. n/a). (pp. 1-384). New York, NY : McGraw-Hill
- Solis , B. (2011). Engage: The Complete Guide for Brands and Business to Build, Cultivate, and Measure Success in the New Web. (Vol. n/a). (pp. 1-288). Wiley : Wiley
- Users of the world, unite! The challenges and opportunities of Social Media .(2010, 0 de ---). Business Horizons,
Método de Ensino
- Metodologia Expositiva: Aulas teóricas com apresentação de conceitos e discussões sobre a importância das relações públicas e dos novos média.
- Metodologia Ativa: Aulas práticas em laboratório, onde os estudantes desenvolvem trabalhos e projetos.
Software utilizado nas aulas
- Microsoft Office (Word, Excel, PowerPoint, Teams
- Zoom
- Adobe Creative Suite (Photoshop, Illustrator, Premiere)
- Canva
- Swonkie
- Meta Business Suite
- Google Analytics
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável