Publicação em Diário da República: Despacho nº 9182/2020 - 25/09/2020
4 ECTS; 2º Ano, 1º Semestre, 30,0 TP + 2,0 O , Cód. 964440.
Docente(s)
            - Maria de Fátima Rodrigues Pedro (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
          Não aplicável.
Objetivos
          1.Perceber os agentes e as dinâmicas dos mercados, do ponto de vista do marketing;
2.Conhecer os principais métodos de estudo do consumidor;
3.Elaborar um plano de marketing, sabendo articular as principais variáveis estratégicas;
4.Conhecer as especificidades de gestão da marca.
Programa
          1. Introdução
1.1 Conceitos básicos do marketing
1.2 Evolução do papel do marketing 
2. Análise do mercado e dos seus actores 
2.1 Mercado
2.2 Analise da concorrência
2.3 Os estudos de mercado 
2.4 Análise da empresa
2.5 Comportamento do consumidor
3. Teorias e modelos explicativos do comportamento dos consumidores
3.1 As variáveis explicativas individuais
3.2 As variáveis explicativas sociológicas e psicossociológicas
3.3 Processo de decisão
4. Segmentação 
4.1 Processo de segmentação
4.2 Critérios de segmentação
4.3 Métodos de divisão do mercado
5. O posicionamento
5.1 O que é um posicionamento
5.2 Universo de referência, características distintivas, eixos de diferenciação
6. A marca
6.1 Definição
6.2 Funções da marca
6.3 Imagem da marca e a sua identidade
6.4 As políticas da marca
7. Marketing-Mix
7.1 Produto
7.2 Preço
7.3 Comunicação
7.4 Distribuição
Metodologia de avaliação
          Avaliação continua:
Trabalho prático (T1) com apresentação e discussão, obrigatória para todos os elementos do grupo, ponderação de 40%, nota mínima de 10 (dez) valores;
Prova escrito (P1), ponderação 60%, nota mínima de 8 (oito) valores. A classificação final é expressa por (T1+P1), desde que a nota mínima tenha sido obtida nos dois elementos de avaliação. Caso contrário, a classificação final será igual à menor das classificações T1 ou P1. Os alunos são aprovados à unidade curricular se a classificação final dos dois elementos de avaliação, arredondada às unidades, for superior ou igual a 10 (dez) valores.
Avaliação não continua - Época Normal e Melhoria e Recurso e Melhoria:
Prova escrita (100%). Os alunos são aprovados à unidade curricular se a classificação final, arredondada às unidades, for superior ou igual a 10 (dez) valores.
Bibliografia
          - Dionisio, P.  e Al, E. (2024). AI_NovatorMarketing na era da Inteligência Artificial e da Sustentabilidade  Gen AI e ESG.  :  Bertrand Editora
- Dionísio , P.  e Al, E. (2018). Mercator 25 anos - O Marketing na Era Digital . Lisboa:  Publicações Dom Quixote
- Dionísio, P.  e Al, E. (2010). Publicitor - Comunicação 360º online - ofline. Lisboa:  Publicações Dom Quixote
- DuPus, S.  e Silva, J. (2011). Package Design Workbook. USA:  Rockport
- Wiedemann, J. (2017). The Package Design Book.  :  Taschen
Método de Ensino
          1.Método expositivo onde serão apresentados os quadros teóricos de referência.
2.Método participativo para discussão e analise dos temas e casos práticos apresentados em aula.
3.Autoestudo onde os alunos desenvolverão o seu trabalho autónomo.
Software utilizado nas aulas
          Não aplicável.
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: Aprovada na Ata nº 33/2024 de 18/12
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

















