Publicação em Diário da República: Despacho nº 9182/2020 - 25/09/2020
5 ECTS; 3º Ano, 2º Semestre, 60,0 PL + 4,0 O , Cód. 964431.
Docente(s)
            - João Manuel de Sousa Nunes Costa Rosa (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
          Não Aplicável
Objetivos
          1- Estruturar informação para ser usada como conteúdo digital e interativo
2- Mapear a navegação e caminhos
3- Desenhar wireframes ou mockups de ecrãs 
4- Situar zonas quentes/botões/hotspots, animação e vídeo
5- Redigir em consonância com o tema de cada ecrã/conteúdo digital
6- Contactar com exemplos de design de conteúdos, da informação e de layout para ecrãs
Programa
          a1) Escolher a informação em função do tema, do contexto 
    e dos destinatários
a2) Estruturar a informação por blocos afins
b1) Estruturar caminhos e zonas de interação, para cada 
    ecrã (flowcharts, mockups)
c1) Pensar o layout dos ecrãs (mockups) e desenhar 
    wireframes
d1) Contactar com os componentes e processos de design, 
    adequados ao design de portfolios
e1) Conhecer e manipular software de prototipagem 
    (Figma ou similar)
e2) Articular o software específico, com outro, 
    necessário ao desenvolvimento de cada solução
f1) Aplicar conhecimentos mediante a realização de 
    tarefas simples (exercícios) e complexas 
    (Project Based Learning)
Metodologia de avaliação
          FREQUÊNCIA: obrigatório disponibilizar elementos (exercícios/projeto) para apreciação/classificação, nos momentos designados como tal. Esses momentos, ocorrem durante as horas de contacto, em datas a indicar.
A entrega dos  elementos é feita por Teams ou pela plataforma do software de prototipagem, no máx. até às 23:59 do dia que corresponde à aula no horário, na semana imediatamente anterior à da frequência.
A classificação expressa-se de zero a vinte valores.
Por a UC ser lecionada por dois docentes, as regras aplicam-se às horas de contacto de ambos; a nota final a figurar na pauta de frequência, resulta da média da nota atribuída por cada um deles.
Trabalhos designados de exercício têm peso 1 e trabalhos designados de projeto, têm peso 2.
Alunos s/elementos para classificação, ou que os não disponibilizem pelos meios e nas datas indicadas, ficam excluídos na pauta de frequência, sucedendo o mesmo aos alunos que não tenham assistido a dois terços das aulas.
EXAME: Apenas são admitidos a exame, os alunos avaliados em frequência e que tenham obtido na pauta final de frequência, classificação negativa.
Exame: apresentação do trabalhos, devidamente reformulados. 
Porque o que pode ser reformulado, se relaciona com a classificação dada por cada docente, os alunos têm de alterar as propostas tendo em conta as indicações dadas por cada docente, em aula, por Teams, ou por email.
Bibliografia
          - Romaniello, S. (2003). The Perfect Digital Portfolio   . UK:  AVA Publishing  
- Scher          , P. (1992). Graphic Design Portfolio: How to Make a Good One  . (Vol. 1). USA:  Watson-Guptill        
- Will, G. (2010). Graphic Design Portfolio Strategies for Print and Digital Media. Pearson Publishing:  Pearson Publishing
Método de Ensino
          I Aulas teóricas: conceitos de design de conteúdos digitais
II Apresentação/discussão de exemplos
III Aulas práticas; exercícios de design da informação, sketching e projetação, de acordo c/ metodologias CBL e PBL (ver observações).
Software utilizado nas aulas
          Software de prototipagem rápida (FIGMA) e software complementar, de desenho e de tratamento e manipulação de imagens
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: Aprovada na Ata nº 42/2025 de 21/05
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

















