Publicação em Diário da República: Despacho nº 9182/2020 - 25/09/2020
6 ECTS; 3º Ano, 1º Semestre, 60,0 TP + 4,0 OT , Cód. 964426.
Docente(s)
            - Maria João Bom Mendes dos Santos (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
          Não aplicável.
Objetivos
          1. Distinguir os diferentes tipos de projectos de design de comunicação.
2. Desenvolver uma atitude crítica sobre o seu próprio trabalho e sobre o panorama do design gráfico em geral.
3. Desenvolver autonomamente trabalho competente.
Programa
          1. Elementos estruturais do design gráfico:
11. Relação figura/fundo, relação positivo/negativo e enquadramentos;
2. Ideias que mudaram o mundo do design gráfico:
2.1. O sach plakat, o design gráfico em tempos de guerra, o design como forma de combater as desigualdades;
3. Designers que fizeram história em Portugal:
3.1. Robin Fior e Sebastião Rodrigues.
Metodologia de avaliação
          Será realizado ao longo do semestre um projecto, dividido em três etapas:
1.ª Avaliação periódica: 33,33% (fase de brainstorming);
2.ª Avaliação periódica: 33,33% (fase de concepção);
3.ª Avaliação (Frequência) apresentação do trabalho completo).
Dispensam de exame os estudantes que tiverem nota => a 9,5.
Estão excluídos de exame os alunos que não cumprirem duas, das três etapas acima referidas, em época de Frequência ou que que faltem a mais de 1/3 das aulas dadas.
Em exame serão considerados os trabalhos práticos desenvolvidos durante o semestre.  Os alunos devem entregar aqueles em falta e/ou os trabalhos em que não obtiveram nota positiva, introduzindo as melhorias sugeridas pela docente. 
Aprovação: Classificação final igual ou superior a 10 (dez) valores, obtida pela média aritmética indicada anteriormente.
Bibliografia
          - Aicher, O. (1967). Sistemas de signos en la comunicaçión visual. Barcelona:  Editorial Gustavo Gili
- Frutiger, A. (2001). En torno de la tipografia. Barcelona:  Editorial Gustavo Gili
- Gray, N. (1986). A history of lettering. Oxford:  Phaidon Oxford
- Moles, A. (1990). O cartaz. São Paulo:  Editora Perspectiva
Método de Ensino
          1. Apresentação dos conteúdos programáticos com o apoio do datashow.
2. Resolução de exercicíos de natureza prática.
Software utilizado nas aulas
          Adobe Illustrator; Adobe Photoshop.
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: Aprovada na Ata nº 33/2024 de 18/12
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

















