Publicação em Diário da República: Despacho nº 9182/2020 - 25/09/2020
3 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 30,0 TP , Cód. 96441.
Docente(s)
            - João Manuel de Sousa Nunes Costa Rosa (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
          Não Aplicável
Objetivos
          1 Saber ver/interpretar 
2 Manipular expressão em sintaxe 
3 Adequar composição à ideia a comunicar 
4 Desenvolver soluções simples 
5 Adequar a representação a um modelo, conceito, tipo ou significação 
6 Demonstrar cultura gráfica e visual  
7 Usar termos adequados 
8 Demonstrar sentido crítico
Programa
          I Expressão Vs. conteúdo: Substância e forma 
II Estrutura: Esqueleto, relação, composição e elementos estruturais, partes 
III Configuração: Figura-fundo, contorno, partes e todo, elementos constituintes 
IV Dimensão: Tamanho, proporção, escala 
V Dinâmica: Equilíbrios, estaticismo, tensão, movimento e ritmo 
VI Qualidade: Qualidade formal e qualidade expressiva. Filtros, oposições, contrastes 
VII Demarcação: Espessuras. Qualidade da expressão e da representação 
VIII Outros elementos da expressão e da composição:   Valores tonais, cor, brilho, iluminação, textura, agudez, material, ponto de vista, enquadramento, opacidade, transparência, toque, penetração, sobreposição
IX Cultura gráfica: Design e movimentos de vanguarda do século XX 
X Tipologias de registo: Modo representativo e modo presentativo. Simplificação por acentuação e por nivelamento 
XI Iconicidade: Relação representação-representado e referente 
XII Iconograma e pictograma: Classes e processos de analogia 
XIII Esquemática: Simplificação por nivelamento. Signos visuais ilustrativos e signos visuais pictogramáticos 
XIV Conteúdo Vs. expressão: Assunto, tema e mensagem Vs. sintaxe visual e elementos morfológicos e da expressão visual
Metodologia de avaliação
          Realização de exercícios e trabalhos práticos, para demonstração de competências e domínio de conteúdos; dado o carácter formativo desta avaliação, esta expressa-se qualitativamente durante o período de contacto do seguinte modo: Insuficiente, Suficiente, Bom e Muito Bom.
 Só são admitidos a frequência os alunos que tenham frequentado pelo menos dois terços das aulas.
Os trabalhos têm OBRIGATÓRIAMENTE de estar, todos , disponíveis na plataforma Teams da UC, até 48 h antes, do dia da frequência.
 Em Frequência os alunos apresentam e defendem os trabalhos ou exercícios propostos e colocados no teams, devidamente concluídos e incorporando eventuais sugestões de melhoria e de transformação. Todos os trabalhos têm o mesmo peso.
Classificação final quantitativa, de zero a vinte valores. 
Só são admitidos a exame os alunos que, tendo sido avaliados em frequência, não tendo obtido aproveitamento positivo na mesma.
O exame consiste na apresentação e defesa dos trabalhos ou tarefas, devidamente alterados. 
Classificação final quantitativa, de zero a vinte valores.
Bibliografia
          - Acaso, M. (2006). El Languaje Visual. Barcelona:  Paidós
- Cosette, C. (1983). Les images démaquillés. Approche scientifique de la communication par l?image. Québec:  Les Éditions Riguil Internationales
- Dondis, D. (1997). A Sintaxe da Linguagem Visual. São Paulo:  Martins Fontes
- Pipes, A. (2008). Fondantions of art and design. Londres:  Laurence King Publishing.
Método de Ensino
          a) Aulas expositivas/teóricas: conteúdos/processos/técnicas; 
b) Exercícios aplicação: repres. visual, componente expressiva/informativa/comunicacional; 
c) Aulas síntese/produto;
d) Avaliação sumativa: demonstração-valoração competências/conhecimen.
Software utilizado nas aulas
          Não Aplicável
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: Aprovada na Ata nº 34/2025 de 08/01
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

















