Publicação em Diário da República: Despacho nº 3359/2013 - 01/03/2013
4 ECTS; 2º Ano, 1º Semestre, 30,0 TP + 2,0 O , Cód. 964440.
Docente(s)
- Maria de Fátima Rodrigues Pedro (1)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não aplicável.
Objetivos
1.Perceber os agentes e as dinâmicas dos mercados, do ponto de vista do marketing;
2.Conhecer os principais métodos de estudo do consumidor;
3.Elaborar um plano de marketing, sabendo articular as principais variáveis estratégicas;
4.Conhecer as especificidades de gestão da marca.
Programa
1. Introdução
2. Análise do mercado e dos seus actores
3. Os estudos de mercado
4. Teorias e modelos explicativos do comportamento dos consumidores
5. Segmentação
6. O posicionamento
7. A marca
8. Marketing-Mix
Metodologia de avaliação
Avaliação continua:
Trabalho prático (T1)com apresentação e discussão, obrigatória para todos os elementos do grupo, ponderação de 40%, nota mínima de 10 (dez) valores; Teste escrito (T2), ponderação 60%, nota mínima de 8 (oito) valores.
Prémio de assiduidade - Alunos que assegurem uma assiduidade mínima de 70% às actividades lectivas: No teste (T2) - 1 (um) valor (antes da ponderação).
O aluno deve assegurar uma assiduidade mínima de 60%, sem a qual será automaticamente excluído da avaliação contínua, tendo que se submeter a exame final. A classificação final é expressa por (T1+T2), desde que a nota mínima tenha sido obtidas nos dois elementos de avaliação. Caso contrário, a classificação final será igual à menor das classificações T1 ou T2. Os alunos são aprovados à unidade curricular se a classificação final dos dois elementos de avaliação, arredondada às unidades, for superior ou igual a 10 (dez) valores.
Exame em Época Normal e Melhoria e Exame de Recurso e Melhoria:
Teste escrito (100%).
Os alunos são aprovados à unidade curricular se a classificação final, arredondada às unidades, for superior ou igual a 10 (dez) valores.
Bibliografia
- Dionísio , P. e Al, E. (2018). Mercator 25 anos - O Marketing na Era Digital . Lisboa: Publicações Dom Quixote
- Dionísio, P. e Al, E. (2010). Publicitor - Comunicação 360º online - ofline. Lisboa: Publicações Dom Quixote
- DuPus, S. e Silva, J. (2011). Package Design Workbook. USA: Rockport
- Wiedemann, J. (2017). The Package Design Book. : Taschen
Método de Ensino
1.Método expositivo. 2.Discussão e consolidação dos temas apresentados nas aulas. 3.Resolução de casos práticos.
Software utilizado nas aulas
Não aplicável.
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 09 de junho de 2020
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)