Publicação em Diário da República: Despacho nº 3359/2013 - 01/03/2013
5 ECTS; 3º Ano, 2º Semestre, 60,0 TP + 4,0 OT , Cód. 964431.
Docente(s)
            - João Manuel de Sousa Nunes Costa Rosa (1)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
          
Objetivos
          1 Desenvolver guiões visuais 
2 Transformar grafismos+textos em histórias animadas 
3 Criar sequências animadas 
4 Criar/editar áudio
5 Incorporar áudio em animações
6 Criar animações a partir de peças sonoras
7 Manipular software específico 
8 Demonstrar espírito crítico 
9 Reformular propostas
Programa
          a)	Argumento visual 
b)	Planeamento e escrita visual para animações 
c)	Design de animações  
d)	Software para animação, efeitos e edição vídeo
Metodologia de avaliação
          Metodologias de avaliação
Avaliação formativa durante as aulas, processo de designing.
Realização de Frequência no final do semestre, que consiste na apresentação dos exercícios e/ou dos projetos que foram propostos, devendo refletir as sugestões que foram feitas pelo docente, nas aulas.
A nota da frequência é a média aritmética dos trabalhos que foram propostos.
Os alunos com positiva em frequência (dez ou mais valores), dispensam de exame.
Exame: realização de um exercício prático, sem prejuízo da apresentação de todos os trabalhos ou projetos que foram propostos. 
A nota do exame, é a média aritmética da classificação obtida no exercício prático, com a classificação atribuída aos trabalhos.
Bibliografia
          - Romaniello, S. (2003). The Perfect Digital Portfolio   . UK:  AVA Publishing  
- Scher          , P. (1992). Graphic Design Portfolio: How to Make a Good One  . (Vol. 1). USA:  Watson-Guptill        
- Will, G. (2010). Graphic Design Portfolio Strategies for Print and Digital Media. Pearson Publishing:  Pearson Publishing
Método de Ensino
          A)	Aulas teóricas: conceitos 
B)	Aulas expositivas: análise de soluções fílmicas e animações 
C)	Aulas de aplicação: exercícios/designing de movies
D)	Análise crítica do processo e dos seus resultados
Software utilizado nas aulas
          De manipulação ou que permita animação, como After Effects.
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 05 de agosto de 2020
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

















