IPT Logotipo do IPT

Comunicação Social: Jornalismo e Comunicação Empresarial

Discurso dos Média

<< voltar ao Plano Curricular

Publicação em Diário da República: Despacho n.º 428/2023 de 09/01/2023

6 ECTS; 3º Ano, 1º Semestre, 42,0 TP + 2,0 O , Cód. 8297230.

Docente(s)
- Hália Filipa da Costa Santos (1)(2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
NA

Objetivos
A - Os estudantes devem identificar diferentes discursos produzidos pelos Média em função das suas características, público-alvo e objetivos.
B - Os estudantes devem compreender as opções, em termos de conteúdos e de discursos produzidos, estabelecendo comparações em função das linhas editoriais dos diferentes meios.
C - Os estudantes devem compreender a importância da responsabilidade social inerente aos Média, nomeadamente através da análise dos seus conteúdos e discursos relativos a causas e a representações.

Programa
1. Identidade(s) dos Média: diferentes meios, diferentes linhas editoriais, diferentes públicos
2. Objetividade e neutralidade: definições, limites e constrangimentos.
3. As causas dos Média: abordagem de assuntos determinantes e/ou fraturantes.
4. Representações nos Média: as minorias e os assuntos fora das agendas.

Metodologia de avaliação
Avaliação por frequência:
Conjunto dos trabalhos desenvolvidos em contexto de aula individualmente ou em grupos de 2/3 (50%)
Trabalho individual de análise (50%)


Avaliação por Exame:
Nota obtida nos trabalhos de avaliação contínua (20%)
Nota obtida no trabalho individual de análise (20%)
Prova escrita (60%)


O/A estudante obtém aprovação à UC, de acordo com o disposto nos Pontos 11 e 12, do Artigo 11º, do regulamento Académico do IPT.

Os Trabalhadores-Estudantes devem contactar a docente nas duas primeiras semanas de aula para acordarem a forma de avaliação contínua.

Os estudantes Erasmus e Internacionais devem contactar a docente para tomarem conhecimento de sua forma de avaliação, no prazo de duas semanas após a sua chegada.





Bibliografia
- Freire, I. (2020). Sexualidades, Media e Revolução. Lisboa: Imprensa Ciências Sociais
- GarretT, P. e Bell, A. (2003). Approaches to Media Discourse. London: Blackwell
- Lemos Martins (ed), M. (2020). Discursos sobre migrantes, refugiados e minorias na esfera pública - O séc. XXI em debate. Braga: Centro de Estudos e Comunicação da Universidade do Minho
- Rebelo, J. (2000). O discurso do Jornal. Lisboa: Editorial Notícias
- Sousa (ed), H. (2017). Comunicação e Política: tempos, contextos e desafios. Braga: Centro de Estudos e Comunicação da Universidade do Minho

Método de Ensino
Apresentação e exposição de conceitos teóricos que enquadram o contexto mediático.
Análise de conteúdos produzidos e publicados/difundidos pelos Média.
Estímulo à reflexão sobre os diferentes temas abordados.

Software utilizado nas aulas
Plataformas de e-learning e ferramentas de produtividade.

 

 

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Alcançar a igualdade de género e empoderar todas as mulheres e raparigas
Reduzir as desigualdades no interior dos países e entre países

 


<< voltar ao Plano Curricular
NP4552
Financiamento
KreativEu
erasmus
catedra
b-on
portugal2020
centro2020
compete2020
crusoe
fct
feder
fse
poch
portugal2030
poseur
prr
santander
republica
UE next generation
Centro 2030
Lisboa 2020
co-financiado